Isenção

Adeus, IPTU: Lei em vigor garante isenção de imposto mais temido aos idosos 60+ em São Paulo

Idosos com isenção de IPTU em São Paulo (Reprodução: Montagem TV Foco)

Idosos com isenção de IPTU em São Paulo (Reprodução: Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você tem 60 anos ou mais precisa ficar ligado se tem direito a isenção do IPTU, um dos impostos mais temidos do Brasil

Uma lei que está em vigor garante a isenção do IPTU em São Paulo para uma grande lista de idosos 60+, que precisam saber como ter esse direito.

O imposto é um dos mais temidos dos brasileiros, por isso sempre quando tem a oportunidade de não pagar, enche as pessoas de alegria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O time do TV Foco especializado em Impostos, a partir de informações do portal do Governo de São Paulo, traz à tona quais idosos estão isentos do IPTU.

Mas, para isso, precisam seguir uma série de requisitos, já que não são todos que possuem esse direito, apenas um seleto grupo de pessoas.

Entenda o IPTU

Isenção para aposentados e pensionistas

De acordo com o portal do governo de São Paulo, há alguns aposentados que podem solicitar a isenção do IPTU no estado. Porém, para isso precisa seguir uma série de requerimentos para ter esse direito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por exemplo, ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia, apresentar a declaração de próprio punho, afirmando não possuir outro imóvel no país.

Precisa também utilizar o imóvel como sua residência, ter um rendimento mensal que não ultrapasse 3 salários mínimos para isenção total e o valor venal do imóvel de até R$ 1.668.590,00.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você estiver dentro de todos esses requisitos, precisa saber como solicitar a isenção do imposto, e isso tudo pode ser de maneira quase que completamente online.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os documentos necessários

Para solicitar a isenção do IPTU, caso atenda todos esses requisitos estabelecidos, o primeiro passo é ir até a prefeitura do município onde o imóvel está localizado.

Em seguida, os próximos 4 passos estão todos voltados a documentação. O primeiro documento a se apresentar é algum de identidade, seja o Registro Geral (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Por fim, se atente para não esquecer outros 3 documentos importantes, no caso a cópia do comprovante de renda, cópia do comprovante de residência e a certidão de valor venal do imóvel.

Conclusões finais

O IPTU é um dos impostos mais temidos dos brasileiros, mas idosos aposentados e pensionistas podem contar com isenção em São Paulo.

Porém, precisam seguir uma série de requisitos para que tenham esse direito e se verem livres desse pagamento que pesa no bolso.

Veja mais matérias sobre IPTU

Qual o valor do IPTU?

O Valor do IPTU varia de acordo com cada legislação municipal, baseada no valor venal do imóvel. Elas acabam se diferenciando por cada tipo de propriedade, podendo resultar em impostos mais elevados para a casa do que para terrenos.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile