Duas grande notícias chegam aos brasileiros com isenção do IPVA e benefícios exclusivos em novo app a mais de 16 milhões de motoristas idosos
Não é nenhum segredo que o trânsito brasileiro é regido por uma série de regras e leis. Uma delas diz respeito ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
O IPVA é um imposto estadual, que deve ser pago anualmente para todos aqueles que possuem um veículo, a fim de arrecadar recursos aos cofres públicos do determinado local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, duas grandes novidades surgiram aos brasileiros, e uma delas envolve a isenção do IPVA, a outra, trata-se de uma notícia surpreendente envolvendo alguns benefícios exclusivos.
Esses benefícios atingem cerca de 16 milhões de idosos acima dos 60 anos e as pessoas com deficiência (PCD) com carteira nacional de habilitação (CNH).
Duas novidades no trânsito
- Os brasileiros podem comemorar duas grande novidades agora em 2024;
- Uma se trata da isenção do IPVA para determinados condutores;
- Já a outra, trata-se de um benefício exclusivo aos idosos acima dos 60 anos que tem CNH;
- Além dos idosos, as pessoas com deficiência também terão acesso ao novo app do Governo Lula;
- Esse que visa facilitar a vida desses dois grupos de motoristas;
- A seguir, veja mais detalhes.
Isenção do IPVA
Um grande fato é que anualmente o IPVA assombra os brasileiros. O documento necessita do pagamento, sendo obrigatório. No entanto, uma nova decisão mudou o cenário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, conforme apurado pelo TV FOCO, a partir de informações do portal ‘Isto é’, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou um projeto de lei que trata da intenção do IPVA.
Mas, calma, não isenta todos os veículos e em todo o país. Dessa forma, é importante explicar que se trata apenas de alguns veículos: os elétricos, no estado da Paraíba.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa medida se assemelha a políticas já em vigor em estados como Pernambuco e Rio Grande do Norte. A isenção do IPVA dos veículos elétricos destacam o compromisso do estado com as causas ambientais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, no estado da Paraíba, outros veículos também podem receber a isenção do IPVA, como automóveis diplomáticos, táxis e ambulâncias.
Novo benefício em app do governo aos idosos
Além dessa incrível notícia sobre a isenção do IPVA, o TV FOCO também destaca uma importante novidade a mais de 16 milhões de motoristas idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência.
De acordo com o portal ‘FDR’, e mais apurações realizadas pelo TV FOCO, esses dois grupos podem contar agora com a versão digital da credencial de estacionamento exclusivo.
Destacando que, a credencial de estacionamento exclusivo é um documento que autoriza um veículo a estacionar em vagas especialmente reservadas para pessoas com necessidades específicas.
Assim, informamos que, recentemente, a credencial exclusiva passou a ter uma versão digital, facilitando o acesso e a gestão do benefício. Ficando disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O processo para a obtenção do benefício é totalmente online. No entanto, só se pode vincular a credencial a um veículo, porém, o motorista poderá alterá-la a qualquer momento.
Afinal, como solicitar a credencial de estacionamento exclusivo?
Para solicitar o benefício é muito simples, basta seguir o passo a passo a seguir:
- Acesse o aplicativo do CDT no seu celular;
- Faça o login com a sua conta do gov.br;
- Acesse a opção “condutor” e selecione a opção “Credencial de idosos” ou “Credencial de Pessoa com Deficiência”;
- Escolha a opção “Emitir credencial”;
- Finalize o pedido e a sua credencial estará ativa.
Considerações finais
Agora em 2024 os motoristas brasileiros receberam duas grande novidades dignas de uma grande festa. Primeiramente se tratando da isenção do IPVA em veículos elétricos em toda a Paraíba, e depois, a inclusão da credencial de estacionamento exclusivo digital diretamente no app da carteira digital.
Veja também mais uma notícia envolvendo novidades no trânsito aos brasileiros CLICANDO AQUI.