Atenção motoristas de SP! Duas viradas chegam com nova lei e cravam a isenção do IPVA e fim no rodízio; confira os detalhes
É fato dizer que, para muitos motoristas o pagamento anual do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é tido como uma grande preocupação. Ela se trata de uma das principais alíquotas pagas pelos brasileiros que possuem veículo próprio.
Todavia, muitos desses motoristas podem se isentar do pagamento e nem fazem ideia disso. Aliás, os motoristas de SP, principalmente, possuem motivos de sobra para comemorar com a chegada de nova lei que traz 2 vitórias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o time de especialistas em trânsito do TV FOCO, a partir de informações do portal ‘AutoPapo’, traz à tona maiores detalhes a respeito do assunto.
Isenção do IPVA
Em suma, a ascensão dos carros elétricos e híbridos no Brasil, tem trazido uma dúvida cruel sobre a isenção do IPVA. Ademais, para existe uma lei que para entrar em vigor ainda precisa de uma segunda votação pelos vereadores e sanção do prefeito, Ricardo Nunes.
Ocorre que, o Projeto de Lei 414/2024, justifica a isenção como forma de incentivo aos carros menos poluentes. Vale dizer que, não existe distinção a respeito dos tipos de carros híbridos, sendo incluídos também modelos movidos a hidrogênio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, para quem não sabe, a cidade de São Paulo tem a particularidade de abrir mão em parte do IPVA aos carros elétricos e híbridos. A isenção não é total pelo governo do estado ainda embolsar sua parte.
Mas, os donos de carros elétricos e híbridos recebem de volta até 103 UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) da porção municipal do IPVA, equivalente a R$ 3.642,08. Na metrópole, a taxa cobrada aos veículos é de 4%.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isenção do rodízio
A isenção de um dos impostos mais temido pelos motoristas não é a única virada. Afinal, também possuímos o FIM da cobrança no rodízio de veículos em São Paulo. A lei deveria chegar ao fim no dia (31) de dezembro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A isenção do rodízio funciona como esperado, possibilitando que o veículo possa rodar todos os dias. No entanto, é preciso ficar atento. Veículos registrados no estado de São Paulo não serão autuados, mas carros de outros estados podem ser multados e os proprietários terão que entrar com um recurso.
Considerações finais
- Duas viradas chegam aos motoristas em SP, com isenção do IPVA e fim do rodízio;
- Em suma, o Projeto de Lei 414/2024 justifica a isenção do imposto e garante fim ao pagamento para lista de motoristas;
- Já o FIM da isenção na cobrança no rodízio de veículos em São Paulo deveria chegar ao fim no dia (31) de dezembro de 2024;
- Todavia, caso a lei entre em vigor, vários motoristas paulistas terão de sobra o que comemorar.
Veja mais notícias sobre o IPVA CLICANDO AQUI.
Como pagar o IPVA online?
Para pagar o imposto de forma online, basta seguir os seguintes passos abaixo:
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado;
- Localize a seção referente à consulta de débitos do IPVA;
- Informe os dados do seu veículo, como placa e Renavam, e clique em “consultar”;
- Em seguida, você poderá visualizar se há boletos pendentes.