Imposto zero em 2025? Isenção do IPVA chega para dois carros amados por motoristas em SP; veja quais são eles
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das despesas que mais pesam no bolso dos motoristas brasileiros.
Por isso, a possibilidade de isenção do tributo é um verdadeiro sonho para muitos condutores. Em 2025, esse sonho se tornará realidade para dois modelos populares da Toyota em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A novidade foi confirmada graças às novas regras aprovadas pelo governador Tarcísio de Freitas, confira as informações reunidas pelo TV Foco, com base no portal autopapo.
Novas regras para isenção em 2025
O governo de São Paulo anunciou mudanças importantes nas regras para isenção de IPVA. A nova legislação traz duas grandes novidades: os modelos Corolla e Corolla Cross, ambos da Toyota.
Segundo o novo texto, publicado em 26 de dezembro de 2024, os carros passaram a integrar a lista de veículos contemplados com o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses carros, conhecidos por sua popularidade e tecnologia híbrida, são agora os únicos modelos com sistema flex elétrico aptos à isenção.
As alterações foram feitas após polêmicas geradas pela portaria anterior, que abrangia:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pode dar adeus: 3 perfumes populares que estão ultrapassados em 2025 e mulheres devem parar de usar AGORA
● Encerramento: Fim de agência n°1 do Santander é confirmada e comunicado emitido às pressas
● Martelo batido do Banco Central entrega o que acontecerá com quem tem R$10 mil na poupança CAIXA em 2025
- isenção de carros híbridos flex
- Veículos abastecidos com hidrogênio com valor máximo de R$ 250 mil – nenhum modelo abrange –
Em resposta, o texto atual restringiu os benefícios, eliminando modelos italianos, como o Fiat Pulse e o Fastback, além de outros carros híbridos leves e chineses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que apenas os modelos da Toyota?
Os novos critérios para a isenção incluem especificações técnicas que parecem ter sido desenhadas sob medida para a dupla japonesa. Para ter direito ao benefício, os veículos devem:
- Ser híbridos com motor flex;
- Possuir uma unidade elétrica com potência mínima de 40 kW (54 cv);
- Ter baterias com tensão de 150V e sistema de regeneração própria.
Segundo o poetal autopapo, a mudança não se trata de uma coincidência: Os dois modelos isentos são os únicos eletrificados produzidos no estado, na planta de Sorocaba.
O governador Tarcísio de Freitas chegou confirmar que a isenção não seria estendida para carros fabricados fora do estado de São Paulo.
Em um discurso em dezembro, ele disse: “Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia”, em referência aos modelos da BYD, fabricados em Camaçari.
Quais carros eletrizados ficaram de fora da isenção do IPVA em SP?
As novas exigências excluíram modelos como Fiat Pulse, Fastback Hybrid e outros híbridos leves, pois eles não alcançam a potência mínima exigida ou utilizam sistemas que não são flex.
Além disso, também ficaram de fora os modelos chineses da BYD e da GWM, que não atendem aos requisitos de motor ou combustível.
Ademais, os fabricantes não incluíram os modelos BYD King, Song Plus e Song Pro, que utilizam motores abastecidos apenas com gasolina. Da mesma forma, a marca Haval, da GWM, também ficou de fora.
Qual o impacto para os motoristas?
Os proprietários de Corolla e Corolla Cross comemoraram amplamente a mudança, que trará um alívio significativo nas despesas em 2025.
Por outro lado, as novas regras geraram críticas de fabricantes e consumidores de modelos que ficaram de fora, como os híbridos da BYD e os italianos da Fiat.
Conclusão
Com as novas regras de isenção de IPVA em São Paulo, o ano de 2025 chega com boas notícias para os proprietários dos modelos Corolla e Corolla Cross.
A medida reforça o protagonismo da Toyota no mercado de veículos híbridos e evidencia o compromisso do governo estadual com a modernização da frota.
No entanto, a exclusão de outros modelos segue como tema de debate em um cenário tributário. De um lado, muitos apontam que deve haver incentivo de compra aos carros elétricos, principalmente em SP.
Porém, assim Tarcísio, outro rebatem que as isenções do imposto estadual devem proteger os fabricantes locais como forma de incentivo, o que vem se tornando um movimento comum em vários estados.
Além disso, confira: “Isenção do IPVA chega para milhares em 2025“