BOA NOTÍCIA
Isenção do IR, conta aniquilada em shopping e fim de dívida em farmácia: 8 benefícios EXCELENTES a idosos
05/01/2024 às 12h43
Isenção do IR e mais outros benefícios garantidos por lei
As contas no final do mês costumam assombrar qualquer pessoa. Isso porque todo mundo sonha em economizar um dinheiro para gastar com diversão, entretanto, as obrigações da vida adulta acabam sendo prioridade. Os idosos, por sua vez, possuem uma série de vantagens que podem fazer poupar dinheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, os idosos têm esses direitos assegurados no Estatuto do Idoso. Dessa forma, saúde, transporte, habitação e lazer são alguns exemplos de garantias legais e que podem ser usadas de forma gratuita por pessoas com mais de 60 anos, ou mais de 65, em alguns casos.
Logo de cara, vamos começar falando sobre o IPTU. Isso porque em algumas cidades do Brasil, os idosos têm isenção no Imposto Territorial Urbano. O direito pode variar conforme idade e valor do imóvel. Além disso, os idosos possuem uma isenção extra na declaração de Imposto de Renda.Segundo o Estatuto do Idoso (lei 10.741 de 1º de outubro de 2003), as pessoas com 60 anos ou mais devem ter atendimento preferencial imediato e individualizado nos órgãos públicos e privados que prestam serviços à população. Outra garantia, é a meia-entrada, ou seja, um desconto de 50%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, os idosos possuem as contas aniquiladas com um excelente desconto nos cinemas e outros eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer. A nota notícia vai também para a gratuidade dos transportes coletivos urbanos. Basta apresentar qualquer documento pessoal que comprove a idade.
Quais os outros benefícios garantidos?
Além disso, é obrigatório reservar 10% dos assentos desses transportes para os idosos. Também devem ser reservadas 5% das vagas de estacionamentos públicos e privados para as pessoas com mais de 60 anos. Aliás, eles ainda possuem gratuidade nos medicamentos, principalmente, os de uso continuado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cabe ao Poder Público, segundo o Estatuto do Idoso, fornecer gratuitamente medicamentos, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação. Quem tem baixa renda, tem direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é um benefício assistencial de um salário mínimo por mês.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Isenção no Imposto de Renda, fim do IPVA e IPTU: Pacotão com 3 vitórias chega voando a lista de 30+ em 2025
● Atenção, CLTs 30+: Comunicado do Serasa confirma liberação do uso do FGTS para pagar dívida vital na Caixa
● “Descontos indevidos”: Substituto de Bonner paralisa JN com alerta do INSS para salvar mais de 1 milhão de idosos 60+
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br