Idosos possuem alguns benefícios incríveis
Exame gratuito, isenção em farmácias e até novo decreto de plano de saúde caem como uma grande vitória aos idosos.
O reajuste do plano de saúde 2023/2024 é um assunto que deve ser tomado com muita atenção. Apesar de ser algo certeiro anualmente, ele acaba comprometendo a renda de milhares de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Aprovado em Brasília: Nova gratuidade para idosos com 60+ é anunciada em 2024 com isenção em mais 5 serviços
Com o aumento significativo nas mensalidades dos planos de saúde, um número crescente de pessoas tendem a cancelar seus planos e recorrer ao SUS (Sistema Único de Saúde) como alternativa.
De acordo com o jornal O Globo, entre dezembro de 2013 e dezembro de 2022, o total de beneficiários com 60 anos ou mais passou de 5,7 milhões para 7,2 milhões, alta de 26,6%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O maior crescimento foi na faixa de 80 mais, 33,5%. O envelhecimento é uma coisa boa, mas é preciso se preparar para ele. Será preciso uma rediscussão, hoje sai caro para todo mundo, idoso e empresas. A solução não é simples”, disse José Cechin ao O Globo.
O decreto da ANS reforça que os planos de saúde não podem impedir a contratação do convênio em razão de idade ou da pessoa ser portadora de patologia ou deficiência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a ANS estabelece limites e regras para os reajustes anuais, especialmente em reajuste dos planos individuais e familiares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL É O DECRETO DA ANS?
O limite máximo de reajuste em planos de saúde varia conforme o tipo de plano. Para planos individuais e familiares, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece um teto para o reajuste anual.
Por exemplo, para o período de maio de 2023 a abril de 2024, a ANS determinou um limite de 9,63% para esses planos, publicado no Diário Oficial da União.
Um reajuste de plano de saúde é considerado abusivo quando excede os limites estabelecidos pela ANS ou não respeita as condições do contrato de acordo com o site Duarte e Almeida Advogados.
Sendo assim, o decreto da ANS que protege os idosos é relacionado aos reajustes abusivos. Caso o aumento do seu convênio médico ultrapasse 9,63%, é necessário entrar em contato com um advogado, que pleiteará uma ação no Poder Judiciário para remoção do aumento ilegal.
IDOSOS TÊM DIREITO A EXAME GRATUITO?
A Raia Drogasil ofereceu exames gratuitos de bioimpedância em comemoração aos 470 anos da cidade de São Paulo.
A ação da empresa aconteceu até o dia 29 de janeiro de 2024 em várias farmácias da rede na capital paulista.
A bioimpedância avalia a composição corporal e mede índices de gordura corporal, gordura visceral, músculos esqueléticos e IMC.
A análise foi feita feita através de uma pequena corrente elétrica indolor que passava pelo corpo e coletava os dados.
“Essa é uma iniciativa que reforça o comprometimento da nossa rede em levar mais saúde e bem-estar a toda população. Hoje estamos em todos os estados do país e isso é resultado de uma história de mais de 100 anos que tem muita ligação com a cidade de São Paulo”, afirmou Juliana Cervan, diretora da Área Mais Saúde da RD-Raia Drogasil.
A ação não estava disponível apenas para idosos, mas para todos os grupos. Porém, foi pontual e aconteceu apenas no início do ano conforme destacou o portal Panorama Farmacêutico.
É importante ficar atento no site oficial da Raia Drogasil e nas redes sociais da empresa se a ação voltará a acontecer ainda em 2024.
Vale pontuar que ações baseadas na prevenção, saúde e bem-estar da população sempre são bem-vindas.
IDOSOS TÊM DIREITO A REMÉDIOS DE GRAÇA?
Uma das principais gratuidades disponíveis aos idosos é o desconto em farmácias e/ou até isenção, ou seja, a aquisição dos remédios gratuitamente.
Ocorre que cabe ao Governo Federal, segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, fornecer gratuitamente medicamentos, especialmente, os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
Além do SUS, os idosos podem contar com o Programa Farmácia Popular, que garante medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto de acordo com informações do portal CAPESESP.
Nesse programa, os medicamentos gratuitos são para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais, além de remédios subsidiados para outras seis doenças, com o Ministério da Saúde cobrindo até 90% do custo.
COMO SE APOSENTAR ANTES DOS 60 ANOS PELO INSS?
Para conseguir se aposentar antes da idade mínima era necessário contribuir com a Previdência Social antes da Reforma. Nesse caso, soma-se o tempo de contribuição com a idade.
Para calcular essa possibilidade é necessário verificar o simulador de aposentadoria no aplicativo Meu INSS, que você encontra na sua loja de aplicativos do celular.