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Claro, TIM e Vivo provavelmente escondem de você: Isenção da conta de internet é liberada com 4 atitudes

12/07/2024 às 6h20

Por: Lennita Lee
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É possível conseguir internet gratuita com as principais operadoras em apenas 4 passos (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/Claro/Vivo/Tim)

Operadoras como a Claro, Vivo, Tim podem oferecer isenção total na internet caso o consumidor passe por essa situação e você precisa ficar por dentro dos seus direitos

Operadoras como a Tim, Claro, Vivo e outras provavelmente devem esconder, mas é bem possível conseguir uma liberação de internet de forma gratuita caso tome 4 atitudes simples.

Isso porque, apesar de muitos consumidores não fazerem nem ideia, essas operadoras devem fazer um reembolso caso os mesmos fiquem sem sinal de rede por algum tempo.

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Pelas regras da ANATEL a compensação ou abatimento é válido caso o serviço esteja fora do ar por mais de 30 minutos e deve ser proporcional ao valor da assinatura, considerando o período em que o serviço esteve interrompido.

Porém, de acordo com o Canal Tech, apesar desse reembolso ser automático, nem sempre ele é visto na fatura, então é preciso se manter em alerta!

Motivos válidos

Vale dizer também que o motivo da interrupção não impede o abatimento no valor. Ou seja, ainda que fique sem sinal de internet por conta de chuvas, reparos ou queda no sinal da operadora, o consumidor deverá ser ressarcido.

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O reembolso também é válido em casos de interrupção nos sinais de TV a cabo ou de pacotes de canais no estilo pay-per-view.

MAS ATENÇÃO! No caso do canal, a compensação deverá ser efetuada em valor cheio, não importando o período em que ficou fora do ar.

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Porém para que o consumidor consiga esse ressarcimento, o mesmo precisa tomar 4 ações simples porém cruciais como:

  • Ao perceber que o sinal de internet não está mais funcionando é entrar em contato com o SAC da prestadora do serviço.
  • Ao realizar uma ligação ou contato via chat para reclamar da falta de sinal é importante pegar o número de protocolo do contato.
  • Caso seja necessário levar o caso à Justiça, o protocolo possibilitará o acesso às gravações ou mensagens em que o consumidor fala com o atendimento para tentar resolver o problema da falta de sinal.
  • Durante o contato, é interessante comunicar que conhece seus direitos de ressarcimento, ressaltando que, se o sinal demorar mais do que 30 minutos para ser restabelecido, o desconto deverá constar na próxima fatura.

E ATENÇÃO! Caso esse desconto não venha, o consumidor pode entrar novamente em contato com a prestadora de serviço, que terá até cinco dias úteis para devolver o valor.

Outro ponto de alerta é que, caso essas quedas persistirem e a empresa não conseguir solucionar prontamente a situação, essa reclamação deverá ser feita diretamente na ANATEL.

Você pode fazer tanto pelo órgão de defesa do consumidor mais próximo ou através do site através desse link aqui*

Em caso de quedas constantes, que atrapalham o uso apropriado do serviço, o consumidor pode cancelar o contrato sem ônus, mesmo que exista uma cláusula de fidelização no contrato.

O ressarcimento

Com a reclamação feita, o consumidor deverá esperar pelo ressarcimento na próxima fatura em aberto.

Conforme o artigo 85 do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, na fatura que foi paga sem o abatimento de direito à devolução, o valor deverá ser igual ao dobro do que foi pago em excesso, acrescido de correção monetária e juros de 1% ao mês.

Caso a operadora prefira pagar em algum tipo de crédito, a ANATEL informa que o prazo máximo para a devolução é de dez dias, contados a partir da data de identificação da cobrança indevida.

Caso o ressarcimento seja feito via sistema bancário, o prazo a ser considerado é de, no máximo, 30 dias a partir da data da identificação da cobrança indevida.

Vale ressaltar que os valores devolvidos são calculados de acordo com o pacote escolhido pelo usuário, mas que, MESMO APÓS O REPARO, se o sinal ficar fora do ar por um tempo superior a quatro horas, o valor abatido deverá corresponder a um dia inteiro.

Como entrar em contato com as operadoras?

Veja abaixo os meios de comunicação de cada operadora:

  • Vivo: Em caso de ausência de sinal banda larga, a Vivo aconselha os clientes a ligarem no telefone 10315

Essa ligação é gratuita e o canal é disponibilizado especificamente para tratar problemas de conexão do serviço.

Também é possível consultar se há alguma manutenção programada para sua região através do site da operadora, na aba AJUDA, do aplicativo.

  • Claro: A Claro orienta seus consumidores a tentarem resolver tudo via aplicativo Claro Residencial. Desde verificar se há indisponibilidade de sinal, até a chamada pelo suporte técnico.

Ainda assim, caso o consumidor queira conversar com um atendente sobre os problemas de conexão, a operadora disponibiliza o telefone 10621.

  • TIM: O caminho da Tim pode ser um pouco mais complicado para o consumidor, uma vez que ele precisa passar pela central de atendimento eletrônica antes de conseguir reclamar do sinal.

O contato pode ser feito por meio do número *144, digitando a opção de falar com um atendente real quando fornecida.

Há também a possibilidade de contato via chat no app do serviço, site Meu Tim ou via WhatsApp.

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Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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