Atenção
Adeus, IPVA: Isenção do imposto mais temido de janeiro garantido a lista de idosos 60+ em 2 passos
08/01/2025 às 15h00
Idosos 60+ podem garantir a isenção do pagamento do IPVA, mas para isso precisam cumprir ao menos um desses dois requisitos
O IPVA está cada vez mais perto de chegar ao prazo limite do pagamento em janeiro e uma lista de idosos podem ter sua isenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque há alguns requisitos em que garantem esse não pagamento, então fique por dentro de todos os detalhes.
O time do TV Foco especializado em Impostos, a partir de informações do portal ‘Correio de Minas’, traz à tona quem pode solicitar a isenção do IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a idade geralmente não é um requisito, mas ela pode estar atrelada a algumas situações que dão a isenção.
Pagamento do IPVA chegando
- O IPVA chega para quase todos os motoristas no início do ano, e pesa bastante no bolso, dependendo do carro que a pessoa tem;
- Ele pode ser à vista, onde há um desconto no valor total, mas para isso o indivíduo precisa ter todo o dinheiro disponível para o pagamento;
- Dá também para parcelar em até cinco vezes, porém, neste caso não há descontos, mas o valor é diluído ao longo de cinco parcelas;
- Há algumas regras que trazem isenção e varia de acordo com cada estado e Detran, portanto confira este Projeto de Lei.
Primeira maneira de como ter isenção do IPVA
De acordo com o portal ‘Correio de Minas’, a isenção do IPVA para os idosos não é uma prática comum nos estados brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, há alguns requisitos que podem ser mais facilmente encontradas em pessoas com a idade mais avançada.
Por exemplo, algumas doenças que tornam as pessoas PCDs podem gerar isenção ou então descontos no pagamento do idoso.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim da tarifa dinâmica: Novo rival da Uber chega com pé na porta para garantir corridas por precinho em 2025
● Tchau, Kwid: Lista com 10 carros mais baratos traz novo popular número 1 de brasileiros
● Aprovado no Detran: Lei em vigor traz mudança no prazo da CNH e atinge em cheio os novos motoristas
Apesar de não ter uma idade definida, é mais comum que pessoas mais velhas tenham tendência a esses tipos de doenças.
Isenção também pela fabricação do veículo
Outra maneira de pessoas idosas terem isenção no IPVA é quando possuem um carro com um bom tempo de fabricação.
De acordo com o portal ‘WebMotors’, os estados de Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte são os que possuem o menor tempo.
Isso porque os carros com 10 anos ou mais de fabricação não precisam pagar o IPVA.
Outros 12 estados, sendo eles, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, além do Distrito Federal, o tempo mínimo é de 15 anos.
Mato Grosso é o único em que determinou 18 anos para ficar isento do imposto. Já o Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul é de pelo menos 20 anos.
Já os estados que o tempo é mais longo é em Santa Catarina e Tocantins, em que os motoristas precisam possuir veículos com mais de 30 anos para não pagar o IPVA.
Conclusões finais
Os idosos no Brasil contam com uma grande variedade de benefícios, mas a isenção do IPVA não é uma delas.
Porém, eles estão mais suscetíveis a se enquadrarem nos requisitos estabelecidos, que ai sim isentam do pagamento do imposto.
Confira mais matérias sobre o IPVA
Qual o valor do IPVA em São Paulo?
O valor do IPVA, em São Paulo, não é fixo, isso porque varia de acordo com o preço do carro. Um veículo de passeio, o imposto é 4% do valor que o veículo está na Tabela FIPE.
Por exemplo, se seu carro custa 100 mil reais e tem menos de 20 anos de fabricação, o IPVA será no valor de 4 mil reais.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: