Milhares de pessoas possuem o direito a isenção do IPVA e IPTU em São Paulo
Milhares de pessoas têm direita a isenção do IPVA e IPTU em São Paulo, neste ano de 2024, para dar adeus aos impostos bastam seguir 4 passos e você precisa estar por dentro de todas as atualizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a chegada de um novo ano, todos os brasileiros já começam a juntar dinheiro para conseguir pagar todas as contas e as dívidas anuais, que costumam a pesar bastante no bolso, e quando há a possibilidade de isenção, é muito comemorada.
De acordo com o portal do Governo de São Paulo, há milhares de pessoas que possuem o direito de ter a isenção do IPVA e do IPTU, que são os que mais pesam no bolso, e se dá para aqueles que possuem algum tipo de deficiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, aquelas pessoas que fazem parte desse grupo precisam realizar o pedido da isenção do IPVA através do Sistema de Veículos (Sivei) da Secretaria de Estado da Fazenda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, além disso, precisam realizar uma perícia médica, em que comprove a deficiência e o direito de ter o benefício e o livramento da dívida do carro que está em sua garagem.
Assim, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) revelou que os agendamentos da perícia médica estarão abertos a partir do próximo dia 22 de janeiro de 2024.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já para o IPTU, os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS e também do Programa de Amparo Social ao Idoso, de acordo com o site do Governo de São Paulo, podem solicitar a isenção do imposto.
Para isso, o interessado deve apresentar o Requerimento Eletrônico de Isenção, através do Sistema de Isenção de Aposentados (SIIA), mas para isso precisa seguir uma série de requisitos, como:
- Ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia;
- Apresentação de declaração de próprio punho, afirmando não possuir outro imóvel neste município ou em qualquer outro município do país
- Utilizar efetivamente o imóvel como sua residência
- Rendimento mensal que não ultrapasse 3 (três) salários mínimos no exercício a que se refere o pedido, para isenção total;
- Rendimento mensal entre 3 (três) e 5 (cinco) salários mínimos no exercício a que se refere o pedido, para isenção parcial;
- O imóvel deve fazer parte do patrimônio do solicitante.
Qual o valor do IPVA em São Paulo?
O valor do IPVA, em São Paulo, para veículos de passeio, é de 4% em relação ao valor do carro, por tanto, quanto mais caro o veículo, mais caro será o imposto.