ATENÇÃO, MOTORISTAS

Lei de trânsito em vigor em Cuiabá, MT, traz isenção colossal no IPVA para quem tem placa com final 5, 6 e 7

IPVA

Entenda regras sobre o IPVA (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com levantamento, o estado do Centro-Oeste tem uma alta demanda de carros, mas vem facilitando os pagamentos do imposto este ano

O Detran divulgou dados que apontam mais de 2,7 milhões de veículos registrados no Mato Grosso. Hoje, a maior parte deste número se concentra na capital, Cuiabá, onde já começaram as cobranças sobre o IPVA de 2025.

Segundo o Governo Estadual, os motoristas com as placas finalizadas nos números 5, 6 e 7, ainda estão dentro do período para garantir a isenção de parte dos pagamentos. Desta vez, porém, a concessão é de um desconto de 5% aos boletos pagos até 10 de abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso não dê para cumprir o prazo, até o dia 22, a porcentagem cai para 3%. Já para os pagamentos sem descontos, a primeira parcela deve ser realizada até o dia 30. Os contribuintes, no entanto, ainda têm a opção de parcelar o tributo em até 8 vezes consecutivas.

CNH, Detran, IPVA, Multa
Pagamento do IPVA de 2025 tem alguns descontos para motoristas do Mato Grosso (Foto: Agência Brasil)

Afinal, como funciona o parcelamento do IPVA?

Para quem escolher pela divisão dos valores, existem também algumas condições estabelecidas. Cada uma das parcelas deve ser equivalente a 25% da Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso, o UPFMT, do mês em questão.

De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda, todos os boletos devem estar pagos até dezembro, sem possibilidade de prorrogação, já que, posteriormente, começa uma nova leva. Para fazer a solicitação, o motorista deve acessar o site da Sefaz e buscar pelo Renavam ou chassi do automóvel.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que, se o pagamento do IPVA não acontecer dentro do prazo, o condutor pode ter que arcar com multas, juros, entre outras penalidades, como a apreensão do carro, que podem dificultar na regularização, além de render dívida ativa.

IPVA tem cobranças anualmente, servindo como fonte de arrecadação aos estados (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o pagamento do IPVA, entre outros!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile