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Isenção a +1 grupo além de idosos, nova linha em SP e +: 3 viradas do metrô chegam como vitória à paulistas

11/03/2024 às 23h43

Por: Diego Laureano
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Metrô de SP (Foto: Reprodução / Canva)

Um dos transportes mais utilizados do país é o metrô

A rede metroviária da cidade de São Paulo (Metrô) é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente.

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Está integrada à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de SP.

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Acontece que muito se fala sobre a criação de novas linhas e uma das mais esperadas pelos paulistas é um ‘trem-bala’, que tem como proposta há anos, ligar São Paulo a Campinas.

Governo Federal discutia a implantação de um Trem de Alta Velocidade (TAV) que seguiria até o Rio de Janeiro (RJ), em projeto estimado em R$ 16 bilhões.

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Ocorre, que a agência a frente do projeto angariava a ligação de cerca de 500 quilômetros em uma obra de 8 anos e, mesmo sem prazo para publicação do edital, tinha a expectativa de conclusão dentro do Governo Lula.

“Queremos trazer a experiência do trem de alta velocidade para criar esta cultura na população. Os trens de passageiros foram praticamente extintos na década de 70. As pessoas estão acostumadas a viajar de avião ou pelas estradas. A viagem de trem não traz impactos ambientais e oferece riscos mínimos aos usuários”, disse, à época, Guilherme Quintella, presidente da da Agência de Desenvolvimento do Trem Rápido entre Municípios em entrevista ao G1.

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Foto de arquivo de modelo de trem de alta velocidade que era previsto para ser implantado na rota entre Campinas e São Paulo (Foto: Reprodução / BBC)

Foto de arquivo de modelo de trem de alta velocidade que era previsto para ser implantado na rota entre Campinas e São Paulo (Foto: Reprodução / BBC)

QUEM VENCEU O LEILÃO?

O leilão foi vencido pelo consórcio C2 Mobilidade, liderado pelas empresas Comporte Participações (controlada pela família Constantino, fundadora da Gol) e a chinesa CRRC. Elas ofertaram desconto pecuniário no valor de 0,01%.

O projeto, encabeçado pelo governo de São Paulo, compreende serviços de:

  • Operação;
  • Manutenção;
  • Melhorias;
  • Modernização;
  • Expansão do transporte público sobre trilhos;
  • Além da implantação do trem intermetropolitano (TIM), uma linha paralela, com mais paradas nas cidades do meio, e melhorias na Linha 7-Rubi;

O prazo de concessão será de trinta anos. A viagem de São Paulo a Campinas deverá ser feita em 1 hora e custar no máximo 64 reais. O governo paulista também deve arcar com 60% dos 14,2 bilhões de reais previstos em investimentos.

De acordo com o edital, o valor máximo de contraprestação é de 8,06 bilhões de reais, e o de aporte é de 8,9 bilhões de reais. A obra deve ficar pronta entre os anos de 2031 e 2032.

Área da estação ferroviária central, em Campinas, terá uma estação do Trem Intercidades (Foto: Carlos Bassan / PMC)

Área da estação ferroviária central, em Campinas, terá uma estação do Trem Intercidades (Foto: Carlos Bassan / PMC)

QUEM TERÁ DIREITO A ISENÇÃO?

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que estabelece a gratuidade do transporte público coletivo para todos os membros dos órgãos de Segurança Pública.

A isenção, inclusive no metrô só vale aos servidores que estiverem em serviço e uniformizados. O projeto de lei n° 1923, de 2023, tinha como intuito apenas incorporar os policiais civis e militares.

Porém, a Comissão de Segurança Pública aprovou um substitutivo feito pelo relator, deputado federal Coronel Meira (PL-PE), para aumentar o benefício a demais grupos.

Além de policiais civis e militares, a nova lei também irá integrar bombeiros, peritos de natureza criminal, agentes de segurança socioeducativo, policiais legislativos e outros profissionais que fazem parte dos órgãos de segurança.

Para fazerem jus à gratuidade, esses agentes deverão estar em serviço uniformizados e estando com a identificação funcional válida de acordo com informações do jornal Extra.

As empresas de ônibus, trem e metrô serão responsáveis por colocar cartazes informativos sobre o direito à gratuidade, que será pago por dotações orçamentárias próprias.

Coronel Meira (PL-PE) (Foto: Reprodução / Camâra)

Coronel Meira (PL-PE) (Foto: Reprodução / Câmara)

COMO CONSEGUIR O CARTÃO DO IDOSO PARA USAR NO METRÔ?

Você sabia que os idosos têm direito a inúmeros benefícios? Primeiro, é importante destacar que para conseguir os diretos, precisa antes adquirir a Carteira do Idoso.

E o que é a Carteira do Idoso? É um documento destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos no Brasil, que têm renda igual ou inferior a dois salários mínimos. E ela foi criada com o intuito de garantir alguns benefícios e facilitar o acesso a políticas públicas voltadas para a terceira idade.

Conforme informações do site Assistencialismo, a solicitação da Carteira do Idoso não é universal em todos os municípios, contudo, geralmente segue um padrão semelhante.

Em São Paulo, idosos com 65 anos ou mais têm o direito de pedir o Bilhete Único da Pessoa Idosa. Esse comprovante pode ser feito no site de atendimento da SPTrans.

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Há ainda a chance de solicitar o documento em um dos Postos de Atendimento localizados nas subprefeituras, Unidade do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans.

O Bilhete Único da Pessoa Idosa tem limite de 1h para reapresentação no mesmo coletivo de ônibus. Os bloqueios de metrô/trem são de 30 minutos. Quais são os documentos necessários?

  • RG (frente e verso);
  • CPF;
  • Comprovante de residência recente (validade de 3 meses);
  • Foto legível e atualizada;
Direitos dos Idosos - Foto: TVFOCO

Direitos dos Idosos (Foto: Reprodução / Canva)

 

 

Carteira do Idoso
Direitos dos Idosos
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metrô SP

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

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