Um dos transportes mais utilizados do país é o metrô
A rede metroviária da cidade de São Paulo (Metrô) é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente.
Está integrada à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que muito se fala sobre a criação de novas linhas e uma das mais esperadas pelos paulistas é um ‘trem-bala’, que tem como proposta há anos, ligar São Paulo a Campinas.
O Governo Federal discutia a implantação de um Trem de Alta Velocidade (TAV) que seguiria até o Rio de Janeiro (RJ), em projeto estimado em R$ 16 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre, que a agência a frente do projeto angariava a ligação de cerca de 500 quilômetros em uma obra de 8 anos e, mesmo sem prazo para publicação do edital, tinha a expectativa de conclusão dentro do Governo Lula.
“Queremos trazer a experiência do trem de alta velocidade para criar esta cultura na população. Os trens de passageiros foram praticamente extintos na década de 70. As pessoas estão acostumadas a viajar de avião ou pelas estradas. A viagem de trem não traz impactos ambientais e oferece riscos mínimos aos usuários”, disse, à época, Guilherme Quintella, presidente da da Agência de Desenvolvimento do Trem Rápido entre Municípios em entrevista ao G1.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 247kg de comida podre e barata: Vigilância Sanitária faz interdição contra açougue, mercado e +1 por nojeira
● Tchau, Kwid: 5 carros impecáveis para comprar por até R$50 mil em 2025 e fugir do mecânico
● Fim das dívidas na Caixa: Comunicado do Serasa traz grande vitória a brasileiros em apenas 4 passos simples
QUEM VENCEU O LEILÃO?
O leilão foi vencido pelo consórcio C2 Mobilidade, liderado pelas empresas Comporte Participações (controlada pela família Constantino, fundadora da Gol) e a chinesa CRRC. Elas ofertaram desconto pecuniário no valor de 0,01%.
O projeto, encabeçado pelo governo de São Paulo, compreende serviços de:
- Operação;
- Manutenção;
- Melhorias;
- Modernização;
- Expansão do transporte público sobre trilhos;
- Além da implantação do trem intermetropolitano (TIM), uma linha paralela, com mais paradas nas cidades do meio, e melhorias na Linha 7-Rubi;
O prazo de concessão será de trinta anos. A viagem de São Paulo a Campinas deverá ser feita em 1 hora e custar no máximo 64 reais. O governo paulista também deve arcar com 60% dos 14,2 bilhões de reais previstos em investimentos.
De acordo com o edital, o valor máximo de contraprestação é de 8,06 bilhões de reais, e o de aporte é de 8,9 bilhões de reais. A obra deve ficar pronta entre os anos de 2031 e 2032.
QUEM TERÁ DIREITO A ISENÇÃO?
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que estabelece a gratuidade do transporte público coletivo para todos os membros dos órgãos de Segurança Pública.
A isenção, inclusive no metrô só vale aos servidores que estiverem em serviço e uniformizados. O projeto de lei n° 1923, de 2023, tinha como intuito apenas incorporar os policiais civis e militares.
Porém, a Comissão de Segurança Pública aprovou um substitutivo feito pelo relator, deputado federal Coronel Meira (PL-PE), para aumentar o benefício a demais grupos.
Além de policiais civis e militares, a nova lei também irá integrar bombeiros, peritos de natureza criminal, agentes de segurança socioeducativo, policiais legislativos e outros profissionais que fazem parte dos órgãos de segurança.
Para fazerem jus à gratuidade, esses agentes deverão estar em serviço uniformizados e estando com a identificação funcional válida de acordo com informações do jornal Extra.
As empresas de ônibus, trem e metrô serão responsáveis por colocar cartazes informativos sobre o direito à gratuidade, que será pago por dotações orçamentárias próprias.
COMO CONSEGUIR O CARTÃO DO IDOSO PARA USAR NO METRÔ?
Você sabia que os idosos têm direito a inúmeros benefícios? Primeiro, é importante destacar que para conseguir os diretos, precisa antes adquirir a Carteira do Idoso.
E o que é a Carteira do Idoso? É um documento destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos no Brasil, que têm renda igual ou inferior a dois salários mínimos. E ela foi criada com o intuito de garantir alguns benefícios e facilitar o acesso a políticas públicas voltadas para a terceira idade.
Conforme informações do site Assistencialismo, a solicitação da Carteira do Idoso não é universal em todos os municípios, contudo, geralmente segue um padrão semelhante.
Em São Paulo, idosos com 65 anos ou mais têm o direito de pedir o Bilhete Único da Pessoa Idosa. Esse comprovante pode ser feito no site de atendimento da SPTrans.
Há ainda a chance de solicitar o documento em um dos Postos de Atendimento localizados nas subprefeituras, Unidade do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans.
O Bilhete Único da Pessoa Idosa tem limite de 1h para reapresentação no mesmo coletivo de ônibus. Os bloqueios de metrô/trem são de 30 minutos. Quais são os documentos necessários?
- RG (frente e verso);
- CPF;
- Comprovante de residência recente (validade de 3 meses);
- Foto legível e atualizada;