ATENÇÃO

Isenção a +1 grupo além de idosos, nova linha em SP e +: 3 viradas do metrô chegam como vitória à paulistas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Metrô de SP (Foto: Reprodução / Canva)

Um dos transportes mais utilizados do país é o metrô

A rede metroviária da cidade de São Paulo (Metrô) é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Está integrada à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de SP.

SAIBA MAIS! Pra acabar com o Bilhete Único: Substituto do cartão é oficializado em março pra todo o metrô do Rio de Janeiro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que muito se fala sobre a criação de novas linhas e uma das mais esperadas pelos paulistas é um ‘trem-bala’, que tem como proposta há anos, ligar São Paulo a Campinas.

Governo Federal discutia a implantação de um Trem de Alta Velocidade (TAV) que seguiria até o Rio de Janeiro (RJ), em projeto estimado em R$ 16 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ocorre, que a agência a frente do projeto angariava a ligação de cerca de 500 quilômetros em uma obra de 8 anos e, mesmo sem prazo para publicação do edital, tinha a expectativa de conclusão dentro do Governo Lula.

“Queremos trazer a experiência do trem de alta velocidade para criar esta cultura na população. Os trens de passageiros foram praticamente extintos na década de 70. As pessoas estão acostumadas a viajar de avião ou pelas estradas. A viagem de trem não traz impactos ambientais e oferece riscos mínimos aos usuários”, disse, à época, Guilherme Quintella, presidente da da Agência de Desenvolvimento do Trem Rápido entre Municípios em entrevista ao G1.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foto de arquivo de modelo de trem de alta velocidade que era previsto para ser implantado na rota entre Campinas e São Paulo (Foto: Reprodução / BBC)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUEM VENCEU O LEILÃO?

O leilão foi vencido pelo consórcio C2 Mobilidade, liderado pelas empresas Comporte Participações (controlada pela família Constantino, fundadora da Gol) e a chinesa CRRC. Elas ofertaram desconto pecuniário no valor de 0,01%.

O projeto, encabeçado pelo governo de São Paulo, compreende serviços de:

O prazo de concessão será de trinta anos. A viagem de São Paulo a Campinas deverá ser feita em 1 hora e custar no máximo 64 reais. O governo paulista também deve arcar com 60% dos 14,2 bilhões de reais previstos em investimentos.

De acordo com o edital, o valor máximo de contraprestação é de 8,06 bilhões de reais, e o de aporte é de 8,9 bilhões de reais. A obra deve ficar pronta entre os anos de 2031 e 2032.

Área da estação ferroviária central, em Campinas, terá uma estação do Trem Intercidades (Foto: Carlos Bassan / PMC)

QUEM TERÁ DIREITO A ISENÇÃO?

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que estabelece a gratuidade do transporte público coletivo para todos os membros dos órgãos de Segurança Pública.

A isenção, inclusive no metrô só vale aos servidores que estiverem em serviço e uniformizados. O projeto de lei n° 1923, de 2023, tinha como intuito apenas incorporar os policiais civis e militares.

Porém, a Comissão de Segurança Pública aprovou um substitutivo feito pelo relator, deputado federal Coronel Meira (PL-PE), para aumentar o benefício a demais grupos.

Além de policiais civis e militares, a nova lei também irá integrar bombeiros, peritos de natureza criminal, agentes de segurança socioeducativo, policiais legislativos e outros profissionais que fazem parte dos órgãos de segurança.

Para fazerem jus à gratuidade, esses agentes deverão estar em serviço uniformizados e estando com a identificação funcional válida de acordo com informações do jornal Extra.

As empresas de ônibus, trem e metrô serão responsáveis por colocar cartazes informativos sobre o direito à gratuidade, que será pago por dotações orçamentárias próprias.

Coronel Meira (PL-PE) (Foto: Reprodução / Câmara)

COMO CONSEGUIR O CARTÃO DO IDOSO PARA USAR NO METRÔ?

Você sabia que os idosos têm direito a inúmeros benefícios? Primeiro, é importante destacar que para conseguir os diretos, precisa antes adquirir a Carteira do Idoso.

E o que é a Carteira do Idoso? É um documento destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos no Brasil, que têm renda igual ou inferior a dois salários mínimos. E ela foi criada com o intuito de garantir alguns benefícios e facilitar o acesso a políticas públicas voltadas para a terceira idade.

Conforme informações do site Assistencialismo, a solicitação da Carteira do Idoso não é universal em todos os municípios, contudo, geralmente segue um padrão semelhante.

Em São Paulo, idosos com 65 anos ou mais têm o direito de pedir o Bilhete Único da Pessoa Idosa. Esse comprovante pode ser feito no site de atendimento da SPTrans.

Há ainda a chance de solicitar o documento em um dos Postos de Atendimento localizados nas subprefeituras, Unidade do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans.

O Bilhete Único da Pessoa Idosa tem limite de 1h para reapresentação no mesmo coletivo de ônibus. Os bloqueios de metrô/trem são de 30 minutos. Quais são os documentos necessários?

Direitos dos Idosos (Foto: Reprodução / Canva)

 

 

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile