Descubra agora o que acontece quando você coloca CPF na nota e os benefícios da ação AGORA mesmo
Muitos aqui que estão lendo essa matéria já devem ter ouvido a pergunta: “Você deseja colocar o CPF na nota?” na hora de passar as suas compras no caixa dos comércios, seja farmácia, mercados e até mesmo lojas, não é mesmo?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, muitas vezes na correria tal solicitação acaba passando batido e muitos desses consumidores ainda se perguntam sobre a real importância de compartilhar tal informação.
Mas o que escondem de você é que essa ação pode te proporcionar muitos benefícios que vão muito além de apenas registrar a transação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Importância
Primeiramente, é bom ter em mente que colocar o CPF na nota fiscal é fundamental para compreender o contexto dos dois elementos:
1- O documento propriamente dito que nada mais é do que uma numeração única emitida pela Receita Federal, que serve para identificar os contribuintes no Imposto de Renda, entre outras finalidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2- A nota fiscal é o documento utilizado para comprovar uma transação comercial, seja a compra de produtos ou a contratação de serviços. Nesse sentido, ela é fundamental para a fiscalização dos tributos devidos em cada operação e é obrigatória em muitos casos de consumo.
Tendo em vista essas duas informações vamos numerar abaixo 4 verdades sobre o ato, que nunca contaram a você e que com certeza irão se surpreender:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1-Descontos: Parece mentira, mas em alguns estados, como São Paulo, Alagoas, Goiás, Paraná e Rondônia, inserir o CPF pode resultar em descontos no imposto, como no caso do IPVA. Isso significa que você pode economizar significativamente em taxas veiculares e outros impostos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2-Prêmios: Da mesma forma, dependendo do estado em que você reside, a inclusão do CPF pode colocá-lo na corrida por prêmios valiosos, que variam de R$ 5 mil a R$ 1 milhão.
Os sorteios ocorrem mensalmente pela Loteria Federal, e quanto mais vezes você inserir o CPF, maiores serão suas chances de ganhar. Como é o caso da Nota Fiscal Gaúcha, do Rio Grande do Sul*
*Para saber mais sobre isso, clique aqui
3-Resgate de crédito: Em alguns estados, também é possível resgatar parte do dinheiro gasto nas compras, que pode variar de 20% a 30%.
Esse montante pode ser convertido em:
- Recargas de celular
- Ingressos para eventos
- Outros benefícios
O que acaba proporcionando uma economia significativa ao longo do tempo.
4-Aumento do score de crédito: Cada vez que você solicita a inclusão do CPF na nota fiscal, está contribuindo para o aumento do seu score de crédito.
Isso pode ser vantajoso quando você precisa obter empréstimos ou financiamentos, pois um score mais alto aumenta suas chances de aprovação.
Mas eu sou obrigado a colocar o CPF na nota?
Pois é, uma pergunta muito comum entre muitos consumidores é sobre existir a obrigatoriedade em informar o CPF na nota fiscal, ou não.
Mas caso você nunca tenha feito isso, pode ficar tranquilo, pois não existe nenhuma obrigação de fato, ou seja, é algo totalmente relativo a escolha do cliente.
MAS ATENÇÃO! Existem exceções específicas, como compras online e compras em atacado com valores elevados, onde a inclusão do CPF pode SIM ser solicitada de forma obrigatória.