Comprados
A triste falência de 3 bancos amados pelos brasileiros e o desfecho deles nas mãos do Itaú, Bradesco e Banco do Brasil
28/06/2023 às 6h34
Falência de 3 bancos, com fim nas mãos de Itaú, Bradesco e BB
Ao longo dos anos, no Brasil, 3 bancos amados pelos brasileiros chegaram ao fim, um deles foi comprado pelo Bradesco, em 2016, e alguns anos antes, em 2008, o Itaú se tornou proprietário de outro e o Banco do Brasil também se juntou a um terceiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Presente no Brasil desde 1976, o HSBC foi uma subsidiária do banco britânico que leva o mesmo nome, e fez um enorme sucesso, se tornando uma das 10 principais instituições financeiras do país, com mais de 1.700 filias espalhadas em 550 cidades.
Porém, em 2014, de acordo com o portal ‘Globo.com’, o banco fechou o ano com um prejuízo líquido de 549 milhões de reais, e no ano seguinte o Bradesco anunciou que faria a compra dessa empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2016, segundo o portal ‘G1’, o Bradesco finalizou a compra de seu concorrente, por 5,2 bilhões de dólares, o que na época representava pouco mais de R$17 bilhões.
“Os clientes do HSBC Brasil continuarão a ser atendidos em suas agências de maneira habitual e passarão a contar com produtos, serviços e comodidades oferecidos pelo Bradesco”, disse a empresa, em nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Nossa Caixa foi fundado no dia fundado em 30 de dezembro de 1916, e com o passar dos anos se tornou o terceiro maior banco público do Brasil, chegando a ter mais de 540 agências e 15 mil funcionários.
Porém, em 2008, o Banco do Brasil, vendo uma expectativa de crescimento no mercado, anunciou que iria fazer a aquisição do Nossa Caixa, pelo valor de mais de 5 bilhões de reais, de acordo com o portal ‘G1’.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentadoria de R$8 mil: Governo Lula arma 3 viradas em 2025 para salvar idosos 60+ no INSS
● “A partir de 1 de janeiro”: Nova lei armada de trânsito chega com nova CNH e crava proibição a motoristas
● Felipão aos prantos: Renata Vasconcellos paralisa JN e crava falência de SAF gigante do futebol
“O valor da operação foi calculado com base em avaliação econômico-financeira elaborada por consultores contratados pelo Banco do Brasil, a qual levou em consideração, entre outras metodologias, as perspectivas de rentabilidade futura”, disse o Banco do Brasil.
Essa compra fez com que ele se postasse na liderança no estado de São Paulo, onde, até o momento, ocupava apenas a 4° colocação.
O Unibanco, nome cujo significada a União de Bancos Brasileiros, fundado em Minas Gerais, no ano de 1924, e ao longo de seus anos de existência fez diversas junções com outras instituições.
Porém, com a crise de 2008, que se iniciou no Estados Unidos, mas atingiu todo o mundo, a instituição financeira passou a enfrentar alguns problemas financeiros, e no mesmo ano o Itaú entrou na jogada.
De acordo com o portal ‘G1’, o Itaú e o Unibanco formaram um conglomerado, com um valor de mercado que ficava entre os 20 maiores do mundo.
“Surge em momento de grandes mudanças e oportunidades no mundo, particularmente no setor financeiro”, disse o Itaú na época.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: