ALERTA GERAL

Banco Central ciente: Itaú, Bradesco e mais, têm fechamento vital de agências confirmado em março de 2025

Bradesco

Entenda funcionamento das agências bancárias (Foto: Shutterstock)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já está pronta a programação de funcionamento das instituições bancárias nos próximos meses, por causa dos feriados agendados

Este ano, 13 feriados nacionais estão marcados no calendário. Por isso, será preciso ficar atento sobre as datas em que os bancos, como Itaú e Bradesco, estarão abertos!

Dentro desse número, 4 deles vão cair no sábado ou domingo, quando já não há atendimento nas agências. Para quem não sabe, as pausas bancárias são validadas pela Resolução Nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Febraban, o texto não considera dias úteis os finais de semana e os feriados nacionais. Apesar disso, o calendário também inclui 3 de abril, que é o Dia do Desporto Comunitário, que cai em uma quinta-feira, e 4 de março, a terça-feira de Carnaval.

Já na Quarta-Feira de Cinzas, 5 de março, o expediente começa somente a partir do meio-dia, com encerramento previsto no horário normal. Porém, ainda de acordo com a publicação, onde as agências fecham normalmente antes das 15 horas, o início será antecipado.

Ao contrário da concorrência, o novato Nubank atende totalmente no espaço digital (Foto: Divulgação)

Afinal, o que muda?

Apesar do fechamento, os clientes poderão solicitar atendimento através dos canais digitais, como o aplicativo, onde estão disponíveis a maior parte dos serviços. Aliás, em 2024, houve um aumento no número de agências fechadas definitivamente, que envolveu o Bradesco, entre vários outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em contrapartida, o novato Nubank, que chegou no mercado em 2013, mantém suas atividades totalmente no espaço online. O grupo não trabalha com postos físicos, atendendo os usuários somente através do celular. Surpreendentemente, eles já passam de 100 milhões de pessoas em 2025.

Para este ano, além do Bradesco, o Itaú, o Santander, o Banco do Brasil, entre outros concorrentes, também têm fortalecido os canais digitais. No entanto, principalmente os mais velhos, ainda preferem ir às agências para resolver as questões, uma vez que não estão familiarizados com a tecnologia.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central fiscaliza as atividades bancárias, incluindo o Bradesco e o Nubank (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

Vale ressaltar que o Banco Central tem como função administrar as funções econômicas no país, fazendo parte do Conselho Monetário Nacional. Apesar de exercer responsabilidades públicas e manter vínculo com o Ministério da Economia, eles tomam as próprias decisões e ditam as regras do setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre bancos, benefícios sociais e mais!

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile