Tente não se impactar ao saber detalhes sobre o comunicado coletivo de empresas como Itaú, Bradesco e Nubank
No Brasil, podemos contar com grandes bancos que estão disponíveis 24h por dia, para atender os seus clientes da melhor forma possível. Dentre eles, podemos citar o Itaú, Bradesco e Nubank.
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Dessa forma, é muito importante que todos saibam que os grandes bancos do Brasil simplesmente não pensaram duas vezes e se uniram com um comunicado urgente fazendo apelo ao público. Vamos conferir?
Bom, de acordo com informações do portal Folha de São Paulo, a adesão maciça do pix aumentou também o número de fraudes digitais com objetivo de fazer transferências pela ferramenta.
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Qual o comunicado dos bancos?
Sendo assim, os bancos e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançaram uma campanha alertando os usuários que desconfiem de mensagens suspeitas de pessoas se passando por funcionários de bancos — e evitem clicar em links suspeitos recebidos por aplicativos.
É importante falar que, entre tantas tentativas de fraude, estão o golpe do falso funcionário do banco, da clonagem do Whatsapp e, mais recentemente, do aplicativo que cria um falso recibo de pagamento via Pix.
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“Pare, pense e desconfie. O cliente deve sempre suspeitar quando recebe mensagem de algum contato dizendo que ele está em alguma situação de emergência. Os dados pessoais de cada cliente pessoa física jamais são solicitados pelos bancos, e seus funcionários nunca ligam para fazer testes com o Pix, testes de transações, pagamentos ou estornos de lançamentos”, disse Adriano Volpini, diretor do comitê de prevenção de fraudes da Febraban.
“Os bancos têm investido R$ 3 bilhões por ano em cibersegurança, 10% dos gastos do setor com tecnologia. As instituições também atuam junto à polícia para auxiliar na identificação e punição dos funcionários” disse Volpini.
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Por fim, é importante falar que a lei 14.155 prevê punições severas para fraudes e golpes cometidos em meios eletrônicos, que podem levar a até oito anos de prisão.
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