Instituições financeiras se unem para cravar o fim de um serviço
Hoje vamos falar sobre o fim de um serviço bancário essencial que foi cravado por instituições financeiras como o Itaú, Caixa e Banco do Brasil, que se uniram e deram o comunicado para os clientes. Confira a seguir mais detalhes sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre o fim do DOC (Documento de Ordem de Crédito), serviço esse que foi oferecido pelos bancos por mais de 30 anos. No passado, ele era a forma mais efetiva de transferir dinheiro de uma conta. Tanto que a decisão sobre o fim desse serviço caiu como uma bomba.
Segundo informações do portal ‘O Antagonista’, a decisão foi da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Por meio de nota, eles falaram sobre o fim do DOC que ocorreu em janeiro deste ano: “A partir do dia 15, deste mês de janeiro, as instituições financeiras associadas, incluindo Itaú, BB, Caixa e demais, deixarão de realizar os DOCS”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a Febraban também anunciou o fim das operações de Transferência Especial de Crédito (TEC) feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários. Segundo especialistas, as modalidades de transferência caíram em desuso devido a implementação dos meios de pagamento instantâneos, como o Pix.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente da Febraban, Isaac Sidney chegou afirmar na época que, após o surgimento do Pix, que por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado, tanto o TEC como o DOC ficaram extremamente ultrapassados. Dessa forma, sendo preferido e mais usado o Pix como meio de transferências.
Quais são os maiores bancos do Brasil?
- Itau Unibanco (ITUB4);
- Bradesco (BBDC4);
- BTG Pactual (BPAC11);
- Santander (SANB11);
- Itaúsa (ITSA4);
- Banco do Brasil (BBSE3);
- Caixa Econômica Federal (CXSE3);
- Banco Pan (BPAN4);
- Banrisul (BRSR6);
- Banco ABC (ABCB4).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE