Os bancos gigantes do Brasil cravaram o adeus inesperado do serviço queridinho e que fez história para milhões de usuário ao longo de sua trajetórias
Não restam dúvidas de que os bancos são peças fundamentais na vida da população de modo geral. Afinal, todos necessitam das instituições como Itaú, Caixa, Banco do Brasil e outra gama de companhias, para realizar uma série de atividades bancárias, como saques, depósitos, transferências e muito mais.
E justamente por conta da dependência dos clientes, as companhias se uniram em um comunicado avassalador onde decretaram o fim de um dos seus serviços mais essenciais quando se trata de repasse de valores entre contas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio dos bancos como Itaú, Caixa e BB se deu pelo fato da tecnologia ter trazido avanços significativos e que culminaram na não necessidade de muitas ferramentas, levando em consideração o fato de muitas delas estarem ultrapassadas.
Vale dizer que, o serviço ao qual estamos se referindo trata-se do DOC (Documento de Ordem de Crédito), ofertado por bancos como Itaú, Caixa e Banco do Brasil há mais de 30 anos. Antes do PIX chegar aos usuários, o DOC era a forma mais rápida de transferir dinheiro.
De acordo com as informações do portal O Antagonista, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) comunicou o desfecho do serviço. “A partir do dia 15, deste mês de janeiro (2024), as instituições financeiras associadas, incluindo Itaú, BB, Caixa e demais deixarão de realizar os DOCS”, relatou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante o adeus do serviço essencial para milhões, os bancos se pronunciaram e deixaram os usuários por dentro do assunto, segundo o InfoMoney. O Bradesco e a Caixa, por meio de uma entrevista exclusiva a fonte, disseram que iriam seguir o cronograma da Febraban, encerrando as operações com DOC entre o último dia (15) e (29) de fevereiro.
Já o Banco do Brasil, disse que a modalidade para Pessoa Física se encerrou no dia (15) de outubro de 2023. O Santander disse que começou a desativação do DOC desde o mês de setembro de 2023. Por sua vez, o Itaú Unibanco, comunicou em nota já ter desligado toda a modalidade para o público de pessoas físicas em janeiro de 2023, antes mesmo do comunicado da Febraban ser emitido.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Isenção colossal e +1 benefício: Nova lei do IPVA chega com mudança histórica a lista de CPFs em 2025
● Até R$2900 na conta: Saque do FGTS é liberado no início de 2025 para salvar CLTs em apenas 5 passos online
● R$30,4 BI e +4 alertas a motoristas: Tarcísio crava 3 viradas no IPVA em São Paulo para 2025
Quais são os tipos de transferência bancária?
Entre as diversas opções de transferências bancárias encontramos o PIX, TED e TEF. Tirando o PIX, as demais só são possíveis para donos de contas correntes. Quem é adepto de conta poupança, não pode realizar transferência entre bancos distintos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE