Itaú comunica fechamento de mais de 30 agências só neste ano de 2024 e a Comissão de Organização dos Empregados (COE) cobra justificativas e providências quanto aos funcionários
Ainda em abril de 2024, milhares de correntistas do banco Itaú, um dos mais tradicionais do país, se surpreenderam com a notícia envolvendo o fechamento de algumas agências da instituição financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, no dia 24 daquele mês, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a diretoria do banco, em São Paulo, para debater sobre a situação dos funcionários dessas agências, os motivos fechamento, possíveis realocações, distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da ANBIMA.
De acordo com informações da CUT, na ocasião o banco apresentou o levantamento do 1º trimestre de 2024, quando 2.655 trabalhadores foram contratados e 1.861 demitidos.
O movimento sindical aponta que apesar das demissões serem gerais, as contratações estão muito concentradas na área de Tecnologia da Informação (TI).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que entre os desligados não estão contabilizados os trabalhadores que pediram demissão. Jair Alves, coordenador da COE do Itaú informou que a terceirização de serviços é um dos problemas enfrentados:
“A terceirização é outro problema. O banco está passando por um processo que precisa parar. É muito prejudicial aos trabalhadores, pois eles são demitidos e recontratados por outras empresas com salários e benefícios inferiores”
Mais de 30 agências fechadas …
Ainda de acordo com o portal, o Itaú chegou a informar os números de fechamento de agências. De janeiro a maio de 2024, 127 agências estavam sendo encerradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Das mencionadas, 90 já foram fechadas e 37 estão em processo e dos trabalhadores contidos neste universo (1.775), 93% foram realocados, 1% pediu demissão e 6% foram demitidos:
“É inadmissível termos um número tão alarmante em tão pouco tempo”, indignou-se Jair, ao relatar que questionou os critérios de escolha das agências fechadas. “Eles explicaram que todas as agências pagam suas próprias despesas, e a partir daí é feita a avaliação”
Segundo Jair, é preciso ser revisto este método, pois é prejudicial à sociedade e aos trabalhadores:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Itaú, Caixa, Santander e +: Fechamento geral das agências é confirmada hoje (13) com ordem do Banco Central
● O fim de serviço vital do Itaú e substituto convocado às pressas em comunicado oficial
● Venda a maior rival: Fim de serviço popular do Itaú, após 3 décadas, deixa milhares de clientes aos prantos
“Uma agência num município do Rio de Janeiro, na divisa com Espírito Santo, por exemplo, está sendo fechada e a população vai ter que percorrer quase 100 quilômetros para ter um serviço bancário. Os funcionários realocados também terão um aumento absurdo no tempo de deslocamento”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cobranças expostas
Vale destacar que o movimento sindical cobrou a revisão das penalidades que estão sendo impostas para os trabalhadores que não conseguiram os certificados necessários.
Ainda de acordo com Jair Alves, apenas cerca de 5% dos funcionários do Itaú não têm a certificação, o que é um numero consideravelmente baixo, sendo assim “o banco poderia ajudar mais neste processo”:
“O banco cobra que todos tenham certificado, mas têm muitos funcionários que já os tem e não possuem a carteira comercial”
Qual a importância do Banco Itaú?
De acordo com o próprio site oficial, a Itaú Unibanco é o único representante brasileiro na lista das 500 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com ranking anual da consultoria internacional de marcas Brand Finance.
O banco ganhou 53 posições em relação ao relatório de 2021, e tem a 335ª marca mais valiosa do planeta.