TRISTEZA!

Pode ir se despedindo: Itáu decide encerrar serviço muito popular e fim de uma era é cravada após 30 anos

22/02/2024 às 8h09

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Itaú pode acabar com serviço popular, após 30 anos de existência (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

Itaú decide colocar fim em serviço popular após décadas em plena atividade

E esta quinta-feira (22) amanheceu mais triste para muitos brasileiros. Isso porque o Itaú, uma das nossas principais (e tradicionais) instituições financeiras, decidiu por fim em um dos seus serviços mais populares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos  rede Espaço Itaú de Cinema, espaço destinado a exibição de filmes e um dos destinos mais amados pelos cinéfilos de plantão que, ao que tudo indica, já deverão se acostumar com a ideia e começar a se despedir …

Pois é, a rede que já estava ativa a 30 anos, pode estar com os dias contados, uma vez que o banco pretende retirar o patrocínio ao abrir negociações para a venda de sua participação nos espaços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Espaço Itaú de Cinema da rua Augusta, região badalada de São Paulo (Foto Reprodução/ BaresSP)

Espaço Itaú de Cinema da rua Augusta, região badalada de São Paulo (Foto Reprodução/ BaresSP)

Comunicado:

Ao que tudo indica, a rede de cinemas paranaense Cinesystem aparece como principal candidata pelo negócio. Em contato com a reportagem, Adhemar Oliveira não quis dar detalhes sobre a mudança na bandeira das unidades.

Em uma nota enviada ao IM Business, o Itaú Unibanco confirmou a situação:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Itaú Unibanco, associado patrocinador do Instituto Unibanco de Cinema, confirma que a entidade está em negociação para transferência das salas do Espaço Itaú de Cinema para uma grande rede exibidora e comunicará qualquer novidade sobre este processo assim que houver um desfecho.

Neste momento, nada muda na gestão das salas ou na utilização por seus frequentadores

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O banco reforça seu compromisso de promover o acesso à educação e à cultura, por meio de uma série de iniciativas relacionadas ao setor audiovisual brasileiro – como a plataforma de streaming gratuita, Itaú Cultural Play, e os apoios por leis de incentivo, além de parcerias com produtores e realizadores de todo o território nacional.”

Cinesystem pode apresentar interesse em assumir o Espaço de Cinema (Foto Reprodução/VidaBlog)

Cinesystem pode apresentar interesse em assumir o Espaço de Cinema (Foto Reprodução/VidaBlog)

O que fez o Espaço Itaú de cinema ficar ameaçado?

Administrada pelo empresário Adhemar Oliveira, a rede acabou se desfazendo de muitos cinemas de rua nos últimos anos, uma vez que a bilheteria dos estabelecimentos culturais em geral foram fortemente devastadas na época crítica da pandemia.

De acordo com a Infomoney a  informação foi divulgada previamente pela coluna do jornalista Ancelmo Gois, de O Globo, e acabou confirmada pelo IM Business junto à instituição financeira.

O espaço teve sua primeira unidade foi inaugurada em outubro de 1993 na rua Augusta, em São Paulo, por iniciativa do sociólogo e cineclubista Adhemar Oliveira que, além de cinema, reunia no mesmo espaço uma livraria bem como o café.

Adhemar Oliveira em uma sala do Espaço Itaú de Cinema (Foto Reprodução/Salas de Cinema São Paulo)

Adhemar Oliveira em uma sala do Espaço Itaú de Cinema (Foto Reprodução/Salas de Cinema São Paulo)

Em seu início, levava o nome do seu primeiro patrocinador: Espaço Banco Nacional de Cinema.

Mas como muitos projetos culturais no país, com  a falência da instituição, ela passou a ser patrocinada pelo Unibanco e, desde 2010, se consolidou como rede Itaú de Cinema.

Vale dizer que Oliveira segue como sócio e operador de toda a rede.

Claro que a decisão ainda não é definitiva, porém caso esse fato se consolide e o espaço não consiga outro patrocinador, as chances de sobrevivência são mínimas uma vez que cinemas de shoppings ainda são as principais opções.

Thumbnail Video Youtube

Espaço Itaú de Cinema
Itaú

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.