Itaú decide colocar fim em serviço popular após décadas em plena atividade
E esta quinta-feira (22) amanheceu mais triste para muitos brasileiros. Isso porque o Itaú, uma das nossas principais (e tradicionais) instituições financeiras, decidiu por fim em um dos seus serviços mais populares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos rede Espaço Itaú de Cinema, espaço destinado a exibição de filmes e um dos destinos mais amados pelos cinéfilos de plantão que, ao que tudo indica, já deverão se acostumar com a ideia e começar a se despedir …
Pois é, a rede que já estava ativa a 30 anos, pode estar com os dias contados, uma vez que o banco pretende retirar o patrocínio ao abrir negociações para a venda de sua participação nos espaços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado:
Ao que tudo indica, a rede de cinemas paranaense Cinesystem aparece como principal candidata pelo negócio. Em contato com a reportagem, Adhemar Oliveira não quis dar detalhes sobre a mudança na bandeira das unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma nota enviada ao IM Business, o Itaú Unibanco confirmou a situação:
“O Itaú Unibanco, associado patrocinador do Instituto Unibanco de Cinema, confirma que a entidade está em negociação para transferência das salas do Espaço Itaú de Cinema para uma grande rede exibidora e comunicará qualquer novidade sobre este processo assim que houver um desfecho.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Itaú, Caixa, Santander e +: Fechamento geral das agências é confirmada hoje (13) com ordem do Banco Central
● O fim de serviço vital do Itaú e substituto convocado às pressas em comunicado oficial
● Venda a maior rival: Fim de serviço popular do Itaú, após 3 décadas, deixa milhares de clientes aos prantos
Neste momento, nada muda na gestão das salas ou na utilização por seus frequentadores
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O banco reforça seu compromisso de promover o acesso à educação e à cultura, por meio de uma série de iniciativas relacionadas ao setor audiovisual brasileiro – como a plataforma de streaming gratuita, Itaú Cultural Play, e os apoios por leis de incentivo, além de parcerias com produtores e realizadores de todo o território nacional.”
O que fez o Espaço Itaú de cinema ficar ameaçado?
Administrada pelo empresário Adhemar Oliveira, a rede acabou se desfazendo de muitos cinemas de rua nos últimos anos, uma vez que a bilheteria dos estabelecimentos culturais em geral foram fortemente devastadas na época crítica da pandemia.
De acordo com a Infomoney a informação foi divulgada previamente pela coluna do jornalista Ancelmo Gois, de O Globo, e acabou confirmada pelo IM Business junto à instituição financeira.
O espaço teve sua primeira unidade foi inaugurada em outubro de 1993 na rua Augusta, em São Paulo, por iniciativa do sociólogo e cineclubista Adhemar Oliveira que, além de cinema, reunia no mesmo espaço uma livraria bem como o café.
Em seu início, levava o nome do seu primeiro patrocinador: Espaço Banco Nacional de Cinema.
Mas como muitos projetos culturais no país, com a falência da instituição, ela passou a ser patrocinada pelo Unibanco e, desde 2010, se consolidou como rede Itaú de Cinema.
Vale dizer que Oliveira segue como sócio e operador de toda a rede.
Claro que a decisão ainda não é definitiva, porém caso esse fato se consolide e o espaço não consiga outro patrocinador, as chances de sobrevivência são mínimas uma vez que cinemas de shoppings ainda são as principais opções.