O Itaú e o Santander surpreenderam muitas pessoas após emitirem um comunicado envolvendo a falência de uma grande empresa do Brasil
Duas instituições financeiras mais populares do Brasil, o Itaú e o Santander emitiram um comunicado para falarem tudo sobre a falência da Americanas, que polemizou após um rombo enorme.
Bolsa Família: LIBERAÇÃO de até R$2.500 no programa deixa brasileiros em choque com notícia! E MAIS
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMUNICADO
Em comunicado oficial, o Itaú Unibanco admitiu ter modificado a maneira como apresentava as informações referentes aos riscos envolvidos nas operações sacadas pela Americanas nas cartas de circularização para os auditores, a partir de 2018. No entanto, salientou que em nenhum momento encobriu as transações realizadas com a empresa..
O banco optou por excluir do relatório as operações contratadas por fornecedores. Contudo, para garantir total transparência, a instituição passou a mencionar explicitamente que realizava antecipação de recebíveis emitidos contra a empresa.
“O Itaú reforça que a elaboração das demonstrações financeiras é responsabilidade exclusiva da companhia e de seus administradores. É leviano atribuir a terceiros a responsabilidade pela fraude, confessada pela companhia ao mercado no dia de hoje”, diz o comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SANTANDER
De acordo com um relatório do administrador judicial publicado em março deste ano, Santander e Itaú teriam enviado à KPMG duas cartas de circularização referentes ao início do ano, uma contendo risco sacado e outra sem. No entanto, o Itaú contestou essa informação e alegou ter enviado apenas um documento detalhando as operações solicitadas pela Americanas, sem incluir os riscos sacados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As cartas de circularização são apenas uma entre muitas fontes de auditoria e que sempre informou integralmente todos os saldos das operações da companhia no Sistema Central de Risco, mantido pelo Banco Central, que inclusive poderia ser fonte de auditagem”, disse o banco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE