Após fechar 12 agências, a grande empresa assusta os clientes e faz comunicado oficial aos correntistas
E o famoso Banco Itaú, acaba de pegar seus clientes de surpresa com o fechamento de 12 agências. Mas, antes de entrar em detalhes sobre o assunto, vamos conhecer um pouco desse banco que é tão importante a milhões de brasileiros.
Para quem não sabe, o Banco Itaú é o maior banco privado do Brasil e maior conglomerado financeiro do hemisfério sul, com sede na cidade de São Paulo.
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Dessa forma, sendo uma empresa tão grandiosa, o banco conta com milhões de usuários que usufruem diariamente de todos os seus serviços e benefícios, como: cartões de crédito e débito, transações 24h por dia, financiamentos e empréstimos.
Dito isso, todos precisam saber detalhes do comunicado que o banco acaba de emitir aos seus clientes.
O que aconteceu com o Banco Itaú?
Bom, para melhor entender, o Itaú fechou doze agências em Belo Horizonte e em seu comunicado ele cita: ‘novas necessidades dos clientes’, pois querendo ou não, uma mudança assim acaba assustando muitos.
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As 12 unidades foram fechadas ao decorrer do ano, de acordo com um dado levantado pelo Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região a pedido do portal Itatiaia.
“Não tem motivo nenhum para os bancos estarem fechando agências dessa maneira. O Itaú fechou o ano de 2022 com mais de R$ 30 bilhões de lucro líquido. Então, não estão passando dificuldade financeira”, disse o presidente do sindicato, Ramon Peres.
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Ele ainda diz que tais fechamentos têm impacto negativo para clientes, usuários e funcionários. “Os clientes das agências que estão fechando estão sendo migrados para outras agências e superlotam essas unidades que absorveram essas carteiras”, disse ele.
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“Em contrapartida, os bancos não estão contratando e, por isso, as agências ficam superlotadas e a demora no atendimento é muito maior. Para o funcionário, o impacto é negativo também, porque aquele que tinha uma carteira de mil clientes, passa a atender agora 2 mil clientes na carteira de crédito”, analisa o presidente do sindicato, Ramon Peres.
“A justificativa que eles dão é de reestruturação operacional. Mas a gente sabe o que é: diminuir o custo para ter mais lucro. Mas, diminuindo esse custo, ele está prejudicando o atendimento, precarizando o trabalho e gerando impactos negativos para a população de Belo Horizonte”, destacou.
Ao portal Itatiaia, o Banco Itaú fez um comunicado e disse que:
“O atendimento presencial continua sendo peça importante no processo de transformação pelo qual o banco passa e ocorre cada vez mais integrado ao digital – para que o cliente tenha um atendimento de qualidade por meio de qualquer um deles e defina, com base em suas próprias demandas, quando deve acionar um ou outro“, falou o Banco.
“Neste contexto, e diante do aumento da procura por atendimento em outros canais, como internet, celular e agências digitais, o banco avalia constantemente a adequação de sua rede de agências às novas necessidades dos clientes. O banco informa ainda que, atualmente, é o player financeiro privado com maior número de agências físicas em todo o Estado de Minas Gerais e em Belo Horizonte.”, diz trecho da nota