CUIDADO!
Atenção: Anúncio crava 7 atitudes decisivas para bloqueio de cartões de crédito em bancos como Nubank e Itaú
29/01/2024 às 12h35
7 atitudes decisivas podem levar ao bloqueio total de cartões de crédito como Nubank, Itaú, Santander e mais
Os cartões de crédito, sejam do Nubank, Itaú ou demais bancos, são uma das ferramentas que mais salvam os brasileiros na hora de fazer uma compra de emergência, de parcelar aquela viagem dos sonhos ou até mesmo pagar contas não planejadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não importa a finalidade, viver sem eles é quase impraticável nos dias de hoje.
Tendo em vista essa importância, pensar que eles podem ser bloqueados a qualquer momento pode dar um frio na barriga não é mesmo?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas, muitos transtornos, ainda mais em um momento de precisão, pode ser extremamente desagradável.
Pensando nisso, de acordo com o portal Exame, um anúncio a todos os correntistas, de bancos em geral, foi emitido expondo 7 atitudes que podem causar esse tipo de situação e é sobre isso que iremos falar agora!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais atitudes podem fazer o meu cartão de crédito ser bloqueado?
Sendo assim se você quer salvar os seus cartões de crédito você precisa se atentar a essas 7 atitudes abaixo:
1) Não pagar a fatura:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção hoje (20): Comunicado emergencial do PIX crava 3 alertas severos e atinge usuários do Nubank, Itaú e +
● Nubank emite comunicado com fim de uma era no PIX e crava 4 alertas aos usuários hoje (19/12)
● Contas canceladas automaticamente: Nubank baixa o facão com SUSPENSǍO no app e apavora clientes hoje (16)
Essa é a principal causa dos bloqueios de cartões de crédito.
Apesar dos bancos como Itaú, Nubank e outros oferecerem possibilidades que facilitam os pagamentos ou pagar o mínimo, muitos acabam não conseguindo efetuar o pagamento e com isso o cartão de crédito acaba bloqueado.
De acordo com Rodrigo Cury, superintendente executivo de cartões do Santander, a partir do momento em que o cliente deixa de pagar a fatura, ele entra no ciclo de cobrança do banco e o prazo até que o cartão seja bloqueado pode variar.
O banco possui um sistema que cruza dados sobre o cliente e avalia o seu risco de não honrar o pagamento, como seu histórico de pagamento e a sua previsibilidade de renda.
Assim, um cliente que tem menos probabilidade de pagar a dívida sofrerá o bloqueio antes que outros.
Para impedir esse bloqueio dos seus cartões de crédito o ideal é sempre deixar as faturas dos mesmos no débito automático, assim ela passa a ser descontada automaticamente do seu saldo em uma data previamente definida.
O débito programado evita que o cliente esqueça a data de vencimento ou comprometa sua renda com outros pagamentos, em vez de quitar a fatura.
Caso o problema seja falta de recursos para efetuar o pagamento é importante que o cliente busque opções de empréstimo mais baratas que o parcelamento e o rotativo do cartão, como o consignado, que tem juros mais baixos.
Se o pagamento atrasar, vale entrar em contato com o banco e dizer que a situação será regularizada o quanto antes, assim é possível evitar que o cartão seja bloqueado e sua nota de crédito – o famoso score – seja prejudicada.
2) Movimentações em viagens internacionais:
Além da falta de pagamento, outro motivo recorrente que leva o cartão a ser bloqueado é a suspeita de fraude.
O bloqueio, nesse caso, pode ser imediato fazendo com que o banco apenas comunique ao cliente que suspendeu o cartão, ou pode ser feito depois de uma consulta ao cliente.
Esse tipo de bloqueio acontece com frequência quando alguns clientes realizam viagens internacionais, como aos Estados Unidos e outros países que não usam o sistema de pagamento de cartões por chips.
Nesses lugares, é comum que clientes utilizem a tarja magnética do cartão, que é mais facilmente clonada.
Para não suspender totalmente o cartão do cliente, o banco pode bloquear apenas o uso da tarja magnética.
3) Pequenas movimentações consecutivas:
Fazer muitas compras de baixo valor, realizadas em um curto espaço de tempo também pode causar um bloqueio dos seus cartões de crédito.
4) Compras suspeitas:
Compras que fogem um pouco dos hábitos do consumidor podem elevar as suspeitas de fraude.
As próprias bandeiras dos cartões de crédito auxiliam os bancos a identificar se a compra é atípica ao informar dados sobre a compra, como o tipo de produto comprado e o tipo de loja que realizou a venda.
5) Transações muito acima da média:
Ao realizar uma transação por um valor muito superior ao usual, o banco também pode bloquear o cartão.
Mas, ainda segundo Rodrigo Cury, se a transação está dentro do limite de crédito do cliente, o mais comum é que o banco entre em contato para se certificar de que a transação foi realmente realizada por ele.
6) Encerramento da conta pelo titular:
Quando o titular cancela sua conta, os dependentes também têm seu cartão bloqueado, obviamente.
O que pode causar confusão nesse caso é que alguns bancos mantêm informações sobre o cartão ativas no internet banking, o que pode levar o cliente a achar que o cartão ainda está disponível para uso.
O titular também pode bloquear o cartão de um dependente sem comunicá-lo, seja por esquecimento ou propositalmente – como para cortar as asinhas de um filho displicente.
Seja qual for a situação, se o seu cartão for vinculado à conta de outra pessoa e você não for o titular, é importante entrar em contato com esse titular para se certificar de que o bloqueio não foi intencional, antes de gastar sua saliva com o banco.
7) Manutenção de sistema:
Alguns bancos podem suspender os cartões para realizar manutenções no sistema ou diante de falhas.
Segundo a Proteste, associação de defesa de consumidores, qualquer tipo de indisponibilidade deve ser previamente e ostensivamente divulgada, seja por meio da imprensa, por pop-ups no site do banco ou por SMS.
Mas, segundo a entidade, caso o banco não informe seus clientes sobre a indisponibilidade e isso gere algum constrangimento, os bancos também poderão ser responsabilizados, podendo responder a processos por danos morais ao consumidor.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.