CHOCANTE!

21 agências fechadas e Zema ciente em MG: Itaú confirma FIM vital em BH e mineiros desmoronam em 2025

05/04/2025 às 17h00

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
Itaú - Agências fechadas - Zema (Foto: Reprodução)

Itaú confirma encerramento de 21 agências em BH enquanto mineiros enfrentam impacto profundo e Zema ciente de tudo

Em meio a um cenário de tensão crescente em Minas Gerais, o Itaú surpreendeu ao confirmar o encerramento de 21 agências em Belo Horizonte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governador Romeu Zema tomou ciência da decisão, que abalou profundamente a rotina de milhares de mineiros.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do Bancários Muriaé, detalha agora o fechamento de 21 agências do Itaú em BH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agências do Itaú fechadas

O Banco Itaú encerrou as atividades de 21 agências físicas na região metropolitana de Belo Horizonte ao longo de 18 meses, abrangendo o ano de 2023 e o primeiro semestre de 2024.

Itaú e agência fechada - Foto Reprodução Internet
Itaú e agência fechada – Foto Reprodução Internet

Contudo, essas ações resultaram na eliminação de 3.292 postos de trabalho, sendo 1.342 apenas nos últimos três meses desse período, conforme dados fornecidos pelo Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impacto

  • Presidente do sindicato critica impacto negativo do fechamento de agências no atendimento ao público.
  • Ramon Peres afirma que bairros de Belo Horizonte ficaram sem unidades bancárias.
  • Fechamento causou superlotação nas poucas agências que ainda funcionam.
  • Clientes enfrentam longas filas e demora no atendimento em BH.
  • Sindicato cobra soluções urgentes para evitar o colapso nos serviços bancários.

Contudo, apesar de o Itaú ter registrado um lucro líquido de R$ 35 bilhões em 2023, um aumento de 15,7% em relação a 2022, o banco justificou os fechamentos com base no crescimento de cooperativas, bancos virtuais e fintechs, que possuem regimes tributários distintos.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
App do Itaú (Foto: Divulgação/Internet)

No entanto, o sindicato contesta essa justificativa, apontando que os cinco maiores bancos do país acumularam R$ 100 bilhões em lucros no último ano, um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

Fechamento no Brasil

Além disso, o sindicato informou que 180 agências foram fechadas em todo o Brasil no ano passado.

Embora o banco afirme que os funcionários das agências encerradas são realocados para outras unidades, as demissões continuam ocorrendo, impulsionadas pelos fechamentos.​

Clientes também expressaram insatisfação com os fechamentos. Alguns relataram que, após o encerramento de três agências em sua região, enfrentam dificuldades para realizar saques e consideram migrar para bancos virtuais devido à falta de agências físicas ,

Qual foi o motivo dado pelo Itaú para o fechamento das agências em BH?

O Itaú Unibanco justificou o fechamento de agências em Belo Horizonte alegando a necessidade de adaptar sua rede física às novas demandas dos clientes.

Além disso, o banco destacou o aumento da procura por atendimentos via internet, celular e agências digitais.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Loja fechada e agência do Itaú (Fotos: Reproduções / Internet)

Enfatizando que o atendimento presencial continua sendo uma peça importante no processo de transformação pelo qual a instituição passa, ocorrendo de forma integrada ao digital.

CONCLUSÃO 

Por fim, o fechamento de agências do Itaú na Grande BH tem gerado preocupações significativas entre trabalhadores e clientes. Assim, evidenciando um conflito entre a busca por lucro e a responsabilidade social do banco.

Veja também matéria especial sobre: Caixa, Itaú e + bancos: Fechamento GERAL de agências é confirmado em Porto Alegre, RS, na era Sebastião Melo.

Agência fechada
Agência Itaú
Belo Horizonte
Itaú
Itaú agências
itaú agências fechadas
Zema

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.