Banco amado por brasileiros teve triste fim ao ser comprado pelo Itaú
No Brasil existem centenas de bancos e instituições financeiras, mas poucas fizeram tanto sucesso como a que vamos abordar nessa matéria.
O fato é que um imponente banco atraiu milhares de clientes em décadas passadas, mas acabou tendo um triste fim ao ser comprado pelo Itaú.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O banco em questão é o Unibanco, fundado em Poços de Caldas, Minas Gerais, em 1924. O interesse em unir as duas instituições financeira teve início por volta dos anos 2000, quando o Itaú tinha interesse no Banespa, privatizado nesse mesmo ano.
Embora a ideia fosse espetacular e todos os envolvidos soubesse que a união entre Itaú e Unibanco geraria um valor espetacular, existia um grande problema nos bastidores: Pedro Moreira Salles, Presidente do Conselho de Administração do Itaú, não queria que Roberto Setubal fosse presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após quase dez anos, Pedro Moreira admitiu que Roberto era melhor para aquela posição e o negócio começou a se estreitar. A fusão foi combinada no sábado, 1 de Novembro de 2008, sendo o Governo avisado em seguida.
Lula, que era presidente na época, tinha uma viagem marcada ao exterior, mas conversou com os empresários no aeroporto em São Paulo, pouco antes de embarcar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de Lula, Guido Mantega e Meirelles foram avisados sobre a fusão. O contrato foi assinado no domingo à tarde e desde então o Itaú Unibanco se tornou uma potência, sendo considerado o maior Banco do país na atualidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A integração entre as duas instituições demorou cerca de dois anos a mais que o imaginado e foi feita com muito cuidado. Apenas os melhores profissionais do Itaú e do Unibanco continuaram em seus postos.
BANCO VAI ACABAR COM OS CARTÕES?
O Itaú surpreendeu a todos com um comunicado recente, onde foi divulgado que sua parceria com a Volkswagen chegou ao fim.
Com o fim da união, o Itaú vai acabar com o cartão de crédito co-branded, que será descontinuado. Clientes da instituição terão até o dia 15 de maio para resgatar os saldos que possuem na concessionária.