O noticiário trouxe novas informações aos beneficiários da Previdência e uma nova ação que já está em vigor
Este ano, o INSS se tornou uma das principais pautas do Jornal Nacional. Diante dos últimos acontecimentos, o noticiário tem sido porta-voz aos aposentados e pensionistas da instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No último mês de fevereiro, William Bonner trouxe novidades sobre a Prova de Vida. Desde 2022, para o sossego dos beneficiários, existem novas regras a respeito da ação, na intenção de facilitar o processo.
Agora, o aposentado ou pensionista não precisa mais provar que está vivo. Esse papel passou a ser do próprio sistema automatizado, que busca pelos dados necessários e informações do cidadão em questão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O INSS procura por, pelo menos, 5 elementos que possam atestar que o auxiliado ainda está vivo: Vacinas na rede pública, acesso ao aplicativo, empréstimos, uso de biometria e atendimento pelo SUS.
Porém, por se tratar de um sistema tecnológico, existem algumas falhas. Em maio, ainda de acordo com a Globo, 4 milhões de pessoas teriam sido convocadas para realizar a Prova de Vida nas agências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do chamado, a instituição precisou fazer um alerta importante. Em 2024, foram feitas denúncias de criminosos indo às casas dos beneficiários para aplicar golpes, se passando por funcionários.
Onde assistir ao Jornal Nacional?
O telejornal, apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, é exibido a partir de 20h30, na Globo. Além da TV aberta, o público também pode acompanhar aos trechos e edições completas através do Globoplay, que é a plataforma de vídeos da emissora.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE