AGORA!

Urgente: Renata Vasconcellos paralisa JN com bomba de FIM de aplicativo popular como Uber e WhatsApp no Brasil

29/08/2024 às 22h08

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Renata Vasconcellos deu notícia no Jornal Nacional (Foto: TV Globo)

Briga entre proprietário da rede social e Alexandre de Moraes rendeu suspensão; internautas se preparam para encerramento nas próximas horas

Nesta quinta-feira, dia 29, Renata Vasconcellos repercutiu a polêmica sobre o fim do X no Brasil. A rede social, antes chamada de Twitter, recebeu ordem de encerramento pelo poder público, após uma confusão envolvendo o dono.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Elon Musk, o proprietário, negou as ordens do ministro Alexandre de Moraes, que exigiu um representante no Brasil, após ambos trocarem críticas. “Pela primeira vez na história, a decisão foi publicada na própria plataforma”, disse a apresentadora do Jornal Nacional.

“Simplesmente porque não cumprimos suas ordens ilegais para censurar seus opositores políticos. Dentre esses opositores estão um Senador devidamente eleito e uma jovem de 16 anos, entre outros”, ressaltou um dos trechos da nota divulgada pelo X, que já foi tão grande quanto o WhatsApp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jornal Nacional, Twitter, Renata Vasconcellos, WhatsApp, Uber
No Brasil, o X já foi tão popular quanto o WhatsApp e a Uber (Foto: Getty Images)

Para quem não está por dentro da briga, Elon Musk havia feito críticas contra Alexandre de Moraes, se referindo ao rival como “ditador” e “criminoso”. Depois disso, a plataforma chegou a fechar seu escritório no Brasil, mas, até então, a rede seguiu funcionando normalmente.

Porém, o ministro passou a exigir uma figura representativa da companhia no país, dando prazo e multa. No entanto, o empresário se recusou. Agora, a suspensão chega à Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, que repassará o bloqueio às operadoras de internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em parceria com o Governo Federal, a instituição é responsável por regular a comunicação no território nacional. A entidade fiscaliza, impõe regras e tem papel de intermediar questões necessárias entre as empresas e os consumidores, além dos casos extraordinários, como o de agora.

No Brasil, o Twitter ganhou popularidade em 2008, após 2 anos de ser lançado nos Estados Unidos. Em 2011, passou a ser traduzido para o português. Em 2022, a plataforma foi comprada por Elon Musk, em uma negociação de US$ 44 milhões. No ano seguinte, mudou de nome para X. Até o anúncio da queda, existiam 22 milhões de usuários registrados no território nacional, figurando na lista de outros gigantes, como WhatsApp e Uber, que seguem atuando.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jornal Nacional, X, Renata Vasconcellos, WhatsApp, Twitter, Uber, Elon Musk
Elon Musk, o dono do X, se envolveu em briga com Alexandre de Moraes (Foto: YouTube)

Onde assistir ao Jornal Nacional?

O telejornal, apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, é exibido a partir de 20h30, na Globo. Além da TV aberta, o público também pode acompanhar aos trechos e edições completas através do Globoplay, que é a plataforma de vídeos da emissora.

alexandre de moraes
Destaque
Elon
elon musk
fim do Twitter
Globo

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.