No bloco de notícias sociais, a Globo tem trazido informações importantes aos beneficiários da Previdência, destacando uma ação recente que está em vigor
O INSS tem sido uma das principais pautas do Jornal Nacional. Diante de alguns dos últimos acontecimentos, envolvendo, inclusive, golpes, o noticiário vem sendo o maior porta-voz da instituição aos aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em fevereiro deste ano, William Bonner trouxe novidades sobre a Prova de Vida. Para quem não sabe, desde 2022, para diminuir filas e garantir um processo com mais facilidade, existem novas regras a respeito da ação que permite a continuidade dos pagamentos.
Com a automatização do sistema, o aposentado ou pensionista não precisa mais provar que está vivo. Esse papel passou a ser do próprio sistema do Governo Federal, que busca pelos dados necessários e informações do cidadão em questão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Jornal Nacional, o INSS procura por, pelo menos, 5 elementos que possam atestar que o auxiliado ainda está vivo: Vacinas na rede pública, acesso ao aplicativo, empréstimos, uso de biometria e atendimento pelo SUS. No entanto, por se tratar de um sistema tecnológico que atende a uma alta demanda, ainda existem algumas falhas.
No último mês de maio, ainda de acordo com a Globo, 4 milhões de pessoas teriam sido convocadas para realizar a Prova de Vida nas agências. Mas, apesar disso, a instituição precisou fazer um novo alerta, já que, há pouco tempo, foram feitas denúncias de criminosos indo às casas dos beneficiários para aplicar golpes, se passando por funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por causa disso, no pior dos casos, é necessário buscar uma das agências. “Este é um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e por isso deve ocorrer periodicamente. […] Se você é aposentado, pensionista ou recebe algum benefício, você precisa realizar a Prova de Vida para continuar recebendo seus pagamentos”, explicou o INSS.
Já para quem está ligado às tecnologias, a ação pode ser facilitada pelo celular, sem sair de casa. “Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios”, acrescentou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Onde assistir ao Jornal Nacional?
O telejornal, apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, é exibido a partir de 20h30, na Globo. Além da TV aberta, o público também pode acompanhar aos trechos e edições completas através do Globoplay, que é a plataforma de vídeos da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE