Decisão diminuiu o Teto de Juros dos empréstimos consignados liberados aos beneficiários
Nesta segunda-feira, dia 5, o Jornal Nacional deu uma nova notícia aos grupos do INSS. William Bonner e Renata Vasconcellos estiveram na bancada da Globo, onde repercutiram a informação.
De acordo com o noticiário, o Conselho Nacional de Previdência Social aprovou a redução dos juros de empréstimos com desconto em folha para aposentados e pensionistas. Agora, o máximo é de 1,8% ao mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o Jornal Nacional, o solicitante do empréstimo pode pedir também uma portabilidade de banco, caso encontre uma oferta mais vantajosa. Em março, o teto dos juros do empréstimo consignado era de 1,97% e, desde então, vem diminuindo.
Essa nova redução, que foi para 1,8%, entra em vigor dentro de 5 dias, após a publicação. O noticiário da Globo conversou com Adriane Bramante, especialista em direito previdenciário, que explicou sobre a lei a respeito da mudança de bancos, se for mais barato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O segurado tem que ir até o banco onde ele tem o empréstimo e comunicar que vai fazer a portabilidade. Ele tem que levar os dados dele para esse novo banco. Se reduzir os juros, ele consegue diminuir o número de parcelas ou diminuir o valor do que é descontado”, disse.
Atualmente, o salário mínimo pago aos aposentados é de R$ 1.320 – que acompanha o mesmo valor dos trabalhadores. Um novo aumento está previsto para o próximo ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para que serve o INSS?
É a instituição pública responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outras necessidades.