ABSURDO!

Não vão mais enxergar”: JN crava decreto armado da ANVISA contra popular dos 60+ por cegueira

18/10/2024 às 7h20

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Renata Vasconcellos noticia interdição armada da ANVISA contra popular dos idosos 60+ (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Globo/Canva/Pinterest)

Em edição do Jornal Nacional (JN), que foi ao ar no dia 16 de outubro, na Globo, Renata Vasconcellos paralisou o país com uma notícia devastadora envolvendo a perda da visão de 8 pacientes, em sua maioria idosos, após um tratamento oftalmológico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fato ocorreu no município de Parelhas, interior do Rio Grande do Norte, após um mutirão de cirurgias de catarata.

O que era pra ser grande alívio aos pacientes, acabou resultando em um grave incidente:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Oito pacientes perderam o globo ocular após complicações pós-operatórias, o que gerou comoção e uma série de investigações sobre a causa do problema” – Afirmou Renata

Fato Grave

A reportagem mostrou que a prefeitura, situada a cerca de 250 km de Natal, realizou a operação nos dias 27 e 28 de setembro, atendendo 48 pacientes

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Dos 48 , 15 apresentaram endoftalmite, uma infecção ocular severa, e oito tiveram que passar por uma remoção do olho afetado.
  • O prefeito Tiago Almeida (PSDB) organizou o mutirão pouco antes de sua reeleição.
  • A prefeitura contratou a clínica privada Oculare Oftalmologia Avançada para realizar as cirurgias na maternidade local.
Thumbnail Video Youtube

Depoimento dos pacientes

Os pacientes, muitos com a visão comprometida, viam no procedimento uma esperança de melhora. A equipe do Tv Foco, baseada na reportagem exibida, reescreve abaixo alguns depoimentos expostos durante a reportagem do JN, como podem ver abaixo:

Luzia, uma das pacientes, participou do mutirão com o intuito de resolver a catarata que a afetava. Contudo, após a operação, perdeu a visão do olho operado. Sua filha, Iara Medeiros, descreveu o sofrimento:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O momento mais difícil foi quando disse que tinha perdido a visão do olho, porque a gente foi com esperança de enxergar e, de repente, você ter a certeza de que não vai mais enxergar…”

Outra vítima foi Maria Ernesto, que aguardava a cirurgia há dois anos. Sua filha Silvania Alvez, também lamentou o ocorrido:

“A médica orientou ela a fazer essa cirurgia. Aí ela ficou esperando na fila para ser chamada. Hoje, ela está sem o olho e enxergando só pelo olho esquerdo”.

Infecção por bactéria

Os médicos identificaram a bactéria Enterobacter cloacae, comum no intestino, como causadora da endoftalmite nos 15 pacientes.

Conforme dito por Renata Vasconcellos, a infecção levou à perda dos globos oculares de oito pacientes como medida para impedir que o problema se alastrasse.

Diana Rego, coordenadora da Vigilância em Saúde do RN, comentou sobre o caso:

“Nós solicitamos ao município a confirmação de que esses equipamentos foram realmente esterilizados e com qualidade. Então, nós estamos esperando essa informação. Mas que aconteceu, aconteceu”.

ANVISA no caso

Sendo assim e diante dessa situação catastrófica para a saúde pública, representantes da prefeitura se reuniram com a ANVISA e autoridades sanitárias estaduais ainda no dia 16 para discutir o caso e assim conseguir armar uma intervenção:

  • Um inquérito civil investiga as condições de esterilização dos equipamentos, o uso da água durante o procedimento e o local onde realizaram as cirurgias
  • A prefeitura suspendeu o pagamento de R$ 52 mil à empresa contratada enquanto a investigação está em curso.

O que diz a Clínica Oculare diante dos casos de cegueira?

A Clínica Oculare afirmou, em nota, que um oftalmologista experiente conduziu o mutirão, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos.

A empresa esclareceu que os materiais utilizados nas cirurgias foram enviados para a maternidade local para serem lavados e esterilizados, e que não houve relatos de infecções em outros procedimentos.

As investigações seguem em andamento, enquanto as vítimas aguardam respostas sobre o que levou à tragédia que transformou suas vidas.

Para saber outros casos envolvendo intervenção da ANVISA e casos chocantes, clique aqui*

Como fazer uma denúncia a ANVISA?

De acordo com o portal GOV, para conseguir fazer uma denúncia à ANVISA, basta acessar o canal Fale com a Ouvidoria, disponível online:

  • Preencha o formulário eletrônico
  • Descreva os fatos com detalhes
  • Incluia fotos ou outros materiais que comprovem os fatos 

Além disso, a ANVISA também possui uma Central de Atendimento ao Público, que pode ser contatada pelo telefone 0800 642 9782.

O atendimento é gratuito e está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, exceto feriados

A Ouvidoria da Anvisa recebe e acompanha denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. O prazo para resposta é de até 30 dias. 

MAS ATENÇÃO! A Anvisa aceita denúncias anônimas desde que haja uma análise preliminar e confirmação de indícios de veracidade. A falta de dados do denunciante pode dificultar ou inviabilizar o processo

Conclusões finais:

Em suma, um mutirão de cirurgias de catarata em Parelhas, RN, organizado pela prefeitura, resultou na perda da visão de 8 pacientes devido a uma infecção bacteriana.

A bactéria Enterobacter cloacae, contaminou 15 pacientes, levando à remoção do globo ocular em 8 casos.

As investigações apontam falhas nos procedimentos de esterilização dos equipamentos utilizados nas cirurgias, realizadas em uma maternidade local.

A clínica responsável, Oculare Oftalmologia Avançada, e a prefeitura estão sendo investigadas.

bactéria
cegueira
Idosos 60+
Oftalmologista

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.