O fim dessa cobrança no cartão de crédito que vai agradar a todos
Hoje vamos falar a respeito de um fim envolvendo os cartões de crédito. Para quem não sabe, hoje é a forma de pagamento predileta dos brasileiros. E o Jornal Nacional teve uma ótima notícia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O substituto de William Bonner, Heraldo Pereira, que estava na edição do dia 2 de janeiro, usou o espaço para falar sobre uma lei imposta pelo governo federal, que será um alívio nas contas dos brasileiros.
Acontece, que agora os juros dos cartões de crédito tem um limite. Basicamente, não pode superar o dobro do valor. Assim, acaba aqueles juros abusivos impostos pelas empresas de cartões.
“Entra em vigor amanhã o novo juros do cartão de crédito. Aquela taxa, cobrada quando o cliente não paga a fatura em dia. A regra só vale para dívidas contraídas do cartão a partir de agora”, disse Heraldo Pereira. A lei entrou em vigor no dia 3 de janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE DIZEM OS ANALISTAS?
O professor de economia do Insper, Otto Nogami, falou que a iniciativa vai ajudar aquelas pessoas que não têm educação financeira. Ele ainda falou sobre o motivo dos cartões de crédito acabar sendo um vilão do endividamento. “À medida que você tem essas facilidades com relação a crédito no cartão de crédito, ou mesmo a conta especial em banco, isso faz com que as pessoas raciocinem, ou utilizem esse crédito como se fosse um complemento do seu salário, e aí justamente pela falta de educação financeira, as pessoas naturalmente acabam se endividando cada vez mais”, disse ele.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, se você tem uma dívida cobrada com juros abusivos antes da lei ser implementada, continuará ter que pagar. Contudo, a partir de agora, caso tenha que atrasar a fatura, o valor de juros será bem menor e não vai pesar tanto no seu bolso.