João Emanuel Carneiro: O FAVORITO!

23/10/2012 às 9h56

Por: TV em Foco

É simples de entender, difícil de explicar, mas tenho que dizer: Carneiro entrou para a história! Avenida Brasil marcou a TV Brasileira. Não podemos falar de novela sem remetermos a JEC!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

João Emanuel Carneiro chegou quieto. Em 2000, ajudou Maria Adelaide Amaral em A Muralha e em 2001 também a ajudou em Os Maias. Em 2002, Carneiro deu uma mãozinha a Euclydes Marinho em Desejos de Mulher. A novela não foi boa na audiência, depois do desastre de As Filhas da Mãe, queria o que? É como a sequência atual de Máscaras Balacobaco (Record). Só um milagre mesmo!

Finalmente, em 2004, nasce sua primeira filha solo, Da Cor do Pecado. Chegou de mansinho no horário das 7 horas, com uma dupla de gêmeos interpretada por Reynaldo Gianecchini, e com a mocinha Preta e a vilã Bárbara. Sucesso! 45 pontos de média geral. Depois, como se não bastasse, ele chega tirando onda com a ‘Luxus’ e, de novo às 7, traz algumas Cobras e Lagartos. Uma novela que numa segunda feira, precisamente 31 de julho de 2006, capítulo 86 da trama, chega ao pico de 51 pontos! Preciso comentar? Sei que não! Mas vou. A Carolina Dieckmann como a vilã Leona deu um show. E seu fim trágico: fogo, fogo, muito fogo! A leoa virou churrasquinho! Dali pra frente, ninguém segurou esse cara!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carneiro as 9! Gente é isso mesmo, Carneiro as 9! Agora ninguém pode com ele! ‘Duas mulheres. Duas versões de uma mesma história. Quem está dizendo a verdade? A Favorita’. Entre a paixão e a traição, Carneiro veio com tudo! Flora e Donatela, Patrícia Pilar e Cláudia Raia, que dupla! Só de lembrar dessa novela, arrepio! E a dúvida: Donatela ou Flora? Quem é a vilã? Quem é a mocinha? Ai meu Deus, capítulo 100 e a grande revelação: Flora matou Marcelo, eis a vilã da história, a verdadeira assassina. E JEC foi fantástico como sempre!

Depois o Carneiro deu uma ajudinha pra Thelma Guedes e Duca Rachid. Cama de Gato foi muito bem feita, digna de novela das 9! Verônica era uma vilã daquelas, levando Paola Oliveira a se destacar e, em minha opinião, sua melhor atuação até hoje. Depois JEC escreveu A Cura, uma série muito boa!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E então chegamos ao ápice dessa história: AVENIDA BRASIL. Gente, tudo o que eu disser dessa novela não será o bastante. Carminha, sem sombra de dúvidas, é a melhor vilã de todos os tempos. O que falar do Divino e do lixão, da famosa mansão?  Uma trama de vingança, de amor, de ódio, de desejo, de poder, de vontades… O que esperar de uma novela escrita por JEC e com Adriana Esteves e Débora Falabella? Sucesso na certa! Carneiro conseguiu prender o Brasil inteiro na frente da TV, todo mundo comentando, discutindo, querendo saber de tudo.

As personagens do Carneiro tem uma marca emocional muito grande e isso engrandece demais suas obras. Peguemos como exemplo Carminha: Adriana Esteves falava com os olhos! E é claro, um desfecho super coerente, mostrando a todos que é possível recomeçar, que podemos e devemos perdoar e ser perdoados. A direção de Amora Mautner e do José Luiz Villamarin foi fantástica, cenas nunca vistas na TV brasileira, fotografia e sequências perfeitas. Ressalto algumas cenas: Carminha enterrando a Nina viva, Tufão colocando a vilã pra fora de casa depois de descobrir a traição; Carminha afastando-se do barco de Max enquanto ele afunda; a sequência da morte de Max; e por fim, a cena do sequestro no aeroporto. Nunca vi nada igual! Avenida Brasil marcou e ponto final. É o fim? Nada disso! Estamos no começo ainda, o Carneiro tá novo, e quem ganha somos nós.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Querida Globo, tenho uma ideia, que tal algo assim: novela do Carneiro, novela da Glória, novela do Carneiro, novela do Walcyr, novela do Carneiro, novela do Aguinaldo, novela do Carneiro, novela do Maneco, novela do Carneiro… E se as dele puder durar um ano e meio, agradeço! Enquanto isso é esperar a próxima novela dele: O FAVORITO entre todos os autores, e mais uma vez se surpreender com as histórias desse cara!

Por Rafael Curto Fonseca

graduando em Filosofia pela FAM – Faculdade Arquidiocesana de Mariana.
“O sonho encheu a noite, extravasou pro meu dia, encheu minha vida. 
E é dele que eu vou viver, porque sonho não morre.” 
Adélia Prado

*Mande seu texto, ele pode ser divulgado aqui no TV Foco; [email protected]

*As opiniões expressas não refletem a opinião do Site TV Foco

Audiência da TV
Avenida Brasil
Globo
João Emanuel Carneiro
Novelas

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.