Atenção!
Trabalhadores em êxtase: Jornada de 30 horas é armada na era Lula pra salvar 200M brasileiros em 2025
11/12/2024 às 14h40
Projeto de lei prevê redução na jornada de trabalho para 30 horas e mais de 200 mil brasileiros poderão se beneficiar da nova legislação
Comissão da Câmara dos Deputados aprovou a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanas e milhões de trabalhadores já comemoram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal FDR, foi a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados que aprovou a medida.
Vale ressaltar que o projeto de lei do deputado Gervásio Maia garante a jornada de 30 horas semanais para assistente sociais do serviço público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o texto também define o dia 15 de maio como o Dia Nacional do Assistente Social.
Contudo, essa redução de jornada deve acontecer sem impacto salarial, diferente do texto original que concedia um desconto de 50% na contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a relatora Laura Carneiro excluiu esse ponto da medida do deputado, e assim, os trabalhadores não sofrerão com a redução de salário.
Desse modo, o texto ainda deve passar em outras comissões até que seja aprovado. Após isso, fica determinado o prazo de 189 dias para a aplicação das medidas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, 8h de trabalho por dia: Nova lei trabalhista anunciada chega para salvar CLTs com 40h por semana
● Reajuste no salário, 60 dias de folga e redução da jornada de trabalho: Lei trabalhista traz 3 vitórias a CLTs
● Fim do aviso-prévio de 30 dias: Lei trabalhista em vigor em 2024 traz virada em demissão de CLTs
Qual é a atual jornada de trabalho para trabalhadores CLTs?
A jornada de trabalho no Brasil é de 8 horas diárias, com um limite de 2 horas extras por dia, e um máximo de 44 horas semanais.
Além disso, é obrigatório que o trabalhador tenha um dia de descanso remunerado por semana, segundo o portal Pontotel.
No entanto, existem diferentes escalas de trabalho, desde que respeitadas as regras da Constituição Federal.
A deputada Erika Hilton (Psol-SP) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reduzir a jornada de trabalho semanal para 36 horas.
A proposta visa permitir a implantação de um modelo de quatro dias de trabalho. O debate sobre a PEC tem gerado opiniões divididas entre especialistas e nas redes sociais.
Contudo, confira as demais informações sobre as leis dos CLTs, aqui com o TV Foco!
Conclusões finais
Concluindo, a aprovação da redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais representa uma vitória significativa para os assistentes sociais, que já celebram esse avanço.
Com a exclusão de cortes salariais, a medida assegura melhores condições de trabalho sem prejuízo financeiro.
Apesar de ainda depender de tramitação em outras comissões, o projeto sinaliza um passo importante no reconhecimento e valorização desses profissionais essenciais.
A expectativa agora é pela aprovação final e pela implementação das mudanças que prometem transformar positivamente a rotina de trabalho no serviço público.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.