É OFICIAL
Melhor que o 14° salário: Jornal da Globo confirma 10 presentões do INSS em setembro
20/09/2024 às 15h40
Tudo sobre 10 presentes confirmados pelo INSS neste mês de setembro a milhões de brasileiros e vocês precisam saber
A título de informação, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a autarquia do Governo Federal responsável pelo repasse das aposentadorias, pensões, benefícios previdenciários e assistenciais dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, o INSS é o órgão responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários. Esse órgão foi fundado em 27 de junho de 1990 e oficializado pela publicação do Decreto n° 99.350. Dentre os benefícios concedidos pelo INSS, podemos citar o Benefício de Prestação Continuada.
Atual situação do 14° salário do INSS
Em 2024, sem dúvidas, o tema do 14º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a ganhar destaque e gerar expectativas entre os beneficiários da Previdência Social. Como todos sabem, a proposta de um pagamento adicional de um salário anual tem sido discutida desde 2020, contudo, até o momento ainda aguarda por aprovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabendo que muitos estão em busca de informações a respeito do 14º salário do INSS, iremos então retomar o assunto com alguns pontos pertinentes. Acontece que há algum tempo houve uma nova confirmação sobre o status do 14º salário do INSS, reacendendo o interesse público.
Mas, a verdade é que há confusão sobre a situação real do projeto. Informações circulando nas redes sociais sobre uma votação iminente no Senado são imprecisas, principalmente devido à existência de outro projeto, o PL 3.657/2020, que também abordava o 14º salário, mas foi arquivado em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos dias atuais, é importante destacar que o PL 4367/20 é o único projeto ativo tratando da questão. Embora tenha recebido parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em março de 2023, o projeto ainda não possui uma previsão definida para votação no Senado.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, ressaltou que a implementação do 14º salário enfrenta desafios financeiros significativos, complicados pela atual situação econômica do país.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 22 mil para salvar idosos acima de 60: INSS arma pagamento EXTRA aos aposentados em apenas 1 passo pelo celular
● INSS emite comunicado e crava alerta severo com PROIBIÇÃO que atinge os idosos 60+ em 2024
● Saque EXTRA do INSS libera R$ 22 mil na conta de aposentados e pensionistas para salvar bolso de milhares
Grande vitória melhor que o décimo quarto
É importante ressaltar que, apesar do pagamento do décimo quarto não ter avançado então, outra notícia tem deixado os beneficiários do INSS em festa.
O fato é que os pagamentos do INSS para aposentados e pensionistas em setembro de 2024 para quem recebe até 1 salário mínimo iniciarão em 24 de setembro e se estenderão até 07 de outubro, segundo informações do G1, o portal da Globo.
Já para beneficiários que recebem mais de 1 salário mínimo os pagamentos iniciarão no dia 01 de outubro e se estenderão até dia 07/10.
A data de liberação segue a ordem do número final do benefício dependendo do valor que o beneficiário recebe. Ou sejam, serão 10 pagamentos, 10 verdadeiras vitórias.
Calendário de pagamentos do INSS em setembro
Para quem recebe até um salário mínimo:
- Final 1: 24/09
- Final 2: 25/09
- Final 3: 26/09
- Final 4: 27/09
- Final 5: 30/09
- Final 6: 01/10
- Final 7: 02/10
- Final 8: 03/10
- Final 9: 04/10
- Final 0: 07/10
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 01/10
- Finais 2 e 7: 02/10
- Finais 3 e 8: 03/10
- Finais 4 e 9: 04/10
- Finais 5 e 0: 07/10
Como solicitar aposentadoria no INSS?
A solicitação de aposentadoria no INSS pode ser feita de forma online, diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Esse processo facilita bastante a vida do contribuinte, evitando a necessidade de comparecimento a uma agência.Abaixo, segue um passo a passo para o procedimento:
- Acesse o Meu INSS: Entre no site oficial (meu.inss.gov.br) ou baixe o aplicativo disponível para Android e iOS.
- Faça login: Use sua conta Gov.br. Se não tiver, será necessário criar uma nova conta.
- Solicite a aposentadoria: No menu principal, selecione a opção “Pedir Aposentadoria” e siga as instruções para preencher os formulários necessários.
- Envie a documentação: É necessário anexar documentos como: Carteira de trabalho, comprovantes de contribuição e documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência).
- Acompanhe o pedido: Após enviar, você pode acompanhar o status do seu pedido diretamente pelo Meu INSS.
Considerações finais
É importante acompanhar o calendário de pagamentos pois você sabe exatamente quando seu benefício será pago, pode se planejar financeiramente melhor, evitando imprevistos.
Além disso, o acompanhamento regular ajuda a identificar prontamente qualquer problema ou irregularidade, permitindo que você tome as devidas providências rapidamente.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: