Um grande time de futebol teve que fechar as portas e declarou falência após o rebaixamento. A decisão pegou torcedores e jogadores de surpresa
O futebol, sem sombra de dúvidas, é tido como um dos esportes mais populares de todo mundo. Além disso, movimenta muito dinheiro. Isso porque jogadores recebem salários milionários e as equipes recebem patrocínios que rendem uma fortuna. Entretanto, nem todas as equipes possuem o mesmo investimento. Assim, algumas vão ficando pelo caminho e até decretam falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa matéria, por exemplo, falaremos justamente disso. De uma equipe gigantesca que conquistou muitos títulos, mas que não conseguiu superar a crise financeira e fechou as portas. Para quem não sabe, estamos falando sobre lo Bordeaux, que é hexacampeão da França. Em julho deste ano, a equipe decretou falência após ser rebaixado para a terceira divisão do país por problemas financeiros.
De acordo com informações do portal Globo Esporte, jornal que pertence ao Grupo Globo, a equipe de futebol saiu de cena causando comoção. Isso porque na última temporada, a Liga Francesa (LFP) analisou as contas do time, que não estavam baixas e as consequências foram severas. Como punição diante a reprovação das contas, a organização decretou rebaixamento do clube para à terceira divisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Clube tomou decisão
Com a decisão, o Bordeaux entendeu que não daria mais para continuar e decidiu abandonar o estatuto de profissional, decretando falência. Assim, todos os jogadores do plantel tiveram seus contratos rescindidos. Além da perda de todo o elenco, o centro de treinamento da equipe também acabou sendo fechado e cerca de 70 jovens podem ficar sem clube, de acordo com a imprensa da França.
Além disso, as informações divulgadas pelo Globo Esporte dão conta de que, a terceira divisão do futebol francês é disputada por clubes profissionais e amadores. Assim, as equipes rebaixadas perdem a posição de profissional, mas podem solicitar uma isenção de dois anos para seguir com o reconhecimento. Diante do cenário difícil, o Bordeaux não vai tentar o recurso temporário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do pedido de falência, o clube pode se recuperar, mas, para isso, será necessário que o Bordeaux apresente à Direção Nacional de Controle de Gestão um orçamento para a próxima temporada. A instituição é responsável por monitorar as contas dos clubes profissionais da França. Então, ainda existe a possibilidade da gestão desse gigante dar uma volta por cima. Entretanto, tem que ter paciência.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.