Inacreditável!
“Triste”: Jornal da Globo é paralisado às pressas com morte de um dos maiores artistas do Brasil aos 78 anos
03/06/2024 às 15h00
Artista brasileiro tem morte confirmada aos 78 anos pelo Jornal da Globo
O Jornal da EPTV, telejornal filiado da TV Globo foi paralisado, neste último sábado (1), ao confirmar a morte de um dos maiores artistas brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Triste notícia para a cultura da região, morreu ontem à tarde o compositor Martimiano Valério Borges aos 78 anos”, informou o jornalista do programa.
Portanto, de acordo com o telejornal, o músico morreu na sexta-feira (31), vítima de enfisema pulmonar e foi sepultado na manhã do último sábado (1).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Natural de Muzambinho, Sul de Minas Gerais, Martimiano que também era advogado e filósofo, começou à tocar violão aos 8 anos de idade e aos 15 passou a compor músicas com estilos variados desde o clássico para violão até música regional e raiz do interior de Minas Gerais.
Apaixonado pela música, Martimiano estudou no Conservatório de Música Gomes Gardin de Campinas-SP e se aperfeiçoou em cursos, como no III Festival Música das Montanhas em Poços de Caldas, cidade onde também morou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, sua música chamada Abolo foi classificada para a primeira edição do Festival Viola de Todos os Cantos, da ETPV, ficando em segundo lugar no Festival Viola de Todos os Cantos na categoria Raiz em 2005 com a música Velho Carreio, interpretada pela dupla João Carlos e Mauricio e ainda em 2007 com a música ” As Cordas de Aço”, também interpretada pela dupla João Carlos e Maurício.
Além disso, a canção também fez parte do repertório de uma das edições da Sinfonia das Águas, executada pelo maestro Agenor Ribeiro Netto.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Luto: Jornal da Globo acaba de confirmar morte de galã da TV, vítima de câncer, aos 35 anos
● Doença fatal e infarto: 5 estrelas de ‘Um Anjo Caiu do Céu’, da Globo, aniquiladas pela morte
● Acidente de carro e queda brutal de prédio: 3 atores da Globo levados pela morte de forma cruel
Enquanto, sua música Velho Carreiro é trilha sonora do filme Cavalhada, do projeto Descobrindo os Brasis do Ministério da Cultura.
Quais são as outras conquistas do músico Martimiano?
Em 2016, mais um reconhecimento do talento e dedicação à arte. Martimiano foi homenageado pela Academia Muzambinhense de Letras, com a Comenda Uriel Tavares, em ocasião dos 136 anos de Muzambinho.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.