Jornal da Record: cobranças, humilhações e perseguições promovem audiência pífia
26/05/2018 às 8h31
Não é novidade para ninguém que o Jornal da Record, principal jornalístico do canal de Edir Macedo, não vem correspondendo com o esperado em questões de audiência. Sem uma novela com índices astronômicos o antecedendo, o jornal não consegue fazer uma boa transição entre a teledramaturgia e a linha de shows do canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o jornalista Flávio Ricco, a grande motivação para tais resultados é psicológica. Com profissionais inegavelmente qualificados, o clima nos bastidores do telejornal está longe de ser um dos melhores e há uma sensação de medo que impede que alguém produza algo de melhor.
+Sem atuar em novelas desde 2014, Lázaro Ramos deve ser escalado para o elenco de nova trama global
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as atitudes que contribuem para tal clima conturbado está a cobrança intensa por resultados, gritos, humilhações e perseguições. Dessa forma, o desempenho do jornal é apenas consequência disso tudo mencionado anteriormente, e algo que já acontece há um bom tempo.
JORNAL É MENOS VISTO QUE O FALA BRASIL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Jornal da Record realmente já teve os seus dias de glória, principalmente quando era exibido após Os Dez Mandamentos e A Terra Prometida, que entregavam com boa audiência.
Hoje em dia, a atração recebe em baixa de Apocalipse, e, para piorar, enfrentou nos últimos meses a força de O Outro Lado do Paraíso, novela das 9 que acabou nesta sexta.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Jornalista da Record é demitida por erro imperdoável na emissora e crava: “Não me disseram nada”
● Equipe de Rachel Sheherazade é colocada para ‘fora’ da Record e substituta chega para ocupar lugar
● Infestação de ratos e 6 caminhões de lixo: Record entrega decadência em mansão de galã da Globo
O jornal, comandado por Celso Freitas e Adriana Araújo muitas vezes tem menos público que o Jornal da Band, que é exibido em uma emissora bem menor. O SBT Brasil também costuma abrir grande vantagem contra o ‘rival’, com quem não concorre diretamente.
Para piorar, dentro da própria Record, o jornal ‘sério’ das noites sofre e é ultrapassado por um programa matutino, o Fala Brasil, que também já teve os seus dias de glória no passado.
Nesta semana, exibido contra o penúltimo capítulo de O Outro Lado do Paraíso, que bateu recorde com 48,5 pontos na Grande São Paulo, o Jornal da Record teve na última quinta-feira menos audiência do que o Fala Brasil, telejornal veiculando entre 8h30 e 10h.
Enquanto o matinal registrou 6,0 de média, em segundo lugar, o principal noticiário da emissora dos bispos teve 5,0 e ficou atrás do SBT, que anotou 6,9 no horário, exibindo parte da reprise de Chiquititas e do Programa do Ratinho.
Neste mesmo dia, até as novelas da tarde da Record (Luz do Sol e Bicho do mato) superaram o principal jornal da casa, com 6,2 e 6,0 pontos. O SBT Brasil, no canal de Silvio santos, marcou 7,5 pontos, mas costuma ultrapassar 8 pontos com frequência.
Resta torcer para que Jesus vá bem e entregue em alta para o jornal, que agoniza em terceiro lugar há um bom tempo.
Autor(a):
Fernando Lopes
Apaixonado pelo mundo da televisão, Fernando Lopes escreve sobre o assunto no TV Foco desde 2013.