Jornal da Globo noticia situação de desespero que empresa gigante do setor alimentício vivencia em 2024
E o Globo Rural, canal jornalístico da Globo que aborda notícias referentes ao setor da agropecuária, noticiou a respeito do terror de falência que espreita uma grande marca do setor alimentício nesta última quarta-feira (04).
No caso se trata do Grupo Beloti, cujo qual atua na produção de soja e milho na região do Mato Grosso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Olhar Jurídico, eles possuem onze mil hectares em terras situadas nos municípios de Vila Rica, Luciara e Alto Taquari.
Segundo informações expostas, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial na vara especializada de Rondonópolis, município do mesmo Estado.
Dívida milionária e dificuldades apontadas
A empresa não se viu com outra alternativa a não ser pela recuperação na Justiça após “acumular dívidas de R$ 170 milhões”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as principais causas da crise, apontadas pelo grupo, estão o aumento do preço dos insumos, a crise climática e queda dos preços das commodities.
A empresa alegou em meio ao pedido que gera mais de 67 empregos diretos, centenas de indiretos, possui mais de 100 maquinários e se tornou uma potência regional do agro em MT.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
● Globo, Record e Band atingidas: Fim de sinal vital das 3 emissoras de TV aberta é confirmado para 2025
● Âncora da Globo vai aos prantos ao vivo, abandona jornal e vai parar em hospital às pressas: “Eu vou sair”
Entre os principais credores do Grupo Beloti estão Banco do Brasil, Bradesco e Santander, além de fornecedores e tradings como Agrex, Ponto Forte e Agro Amazônia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Crise que se alastra
Infelizmente esse caso não atinge apenas o Grupo Beloti como demais empresas do agro. Isso porque uma onda de recuperações judiciais têm tomado conta do setor nos últimos anos.
Nesse contexto, Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura, disse que as mesmas não podem ser banalizadas.
Douglas Duek, presidente da Quist Investimentos, responsável pela recuperação judicial do Grupo Beloti afirmou em nota que em 16 anos de história nunca houve tantos casos de recuperações.
E a fala do Ministro só reforça o quanto produtores no geral estão se vendo sem alternativas a nao ser apelar para uma recuperação.
Já Matheus Kemmer, sócio da MZK, escritório que coordena a recuperação da empresa, afirmou que o o número de consultas para recuperação judicial do agro subiu muito.
São diversos casos de produtores que não estão conseguindo pagar suas dívidas e nem o custo da plantação, devido à baixa produtividade que tiveram, principalmente em Mato Grosso e Goiás.
Como empresas do setor agrícola conseguem solicitar a recuperação judicial?
De acordo com a Jus Brasil, para um agricultor pedir a recuperação judicial é necessário comprovar que a empresa agrícola está com débitos e que não poderá paga-los e, dentro do prazo legal.
Mais que isso, ele deve demonstrar como pagará os credores e quando. Esta “proposta” será submetida à aceitação dos credores que poderão sugerir alterações.
A instauração da recuperação, ou seja, o recebimento do processo pelo juiz pode dar um bom fôlego nas contas uma vez que ela gera a suspensão dos processos de execução contra o devedor.
Além disso, é possível, com a autorização do juiz, que se excluam os apontamentos com relação ao devedor nos órgãos de proteção ao crédito, a fim de facilitar a recuperação.