Jornal Hoje para o Brasil com comunicado oficial da ANVISA informando a proibição de famoso produto que todos tem em suas casas
O decreto da ANVISA gerou um alerta no Jornal Hoje, deixando todo o Brasil em clima de suspense. A proibição de um item comum em lares de todo o país, imposto pela agência reguladora, desperta preocupações e incertezas entre os telespectadores.
“Venda de álcool líquido a 70% vai voltar a ser proibida”. Foi assim que o jornalista do Jornal Hoje da Rede Globo, pegou todos de surpresa com essa notícia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a venda de álcool líquido 70% será proibida novamente a partir de 30 de abril de 2024. A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) segue a resolução RDC 68, de 16 de março de 2023, que revoga a medida excepcional que permitia a comercialização do produto durante a pandemia de COVID-19.
Segundo o G1, a Anvisa vai proibir a venda do Álcool líquido 70% para o público em geral em farmácias, supermercados e lojas de conveniência. Contudo, o Álcool em gel continua liberado para venda sem restrições.
Motivos da proibição
O álcool líquido 70% é altamente inflamável e, segundo a Anvisa, sua venda livre representou um aumento no número de acidentes domésticos, como queimaduras graves.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O álcool em gel, por outro lado, é considerado mais seguro para o uso doméstico, pois apresenta menor risco de inflamação.
Assim, farmácias e supermercados têm até 30 de abril para vender o álcool líquido 70% que já possuem em estoque.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota oficial da Anvisa que foi divulgada pela G1, ela sugere opções para ocupar o lugar do álcool líquido 70%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reforça-se que há disponível no mercado álcool etílico 70% em outras formas físicas, como gel, lenço impregnado, aerossol. E, na forma líquida, há disponível álcool etílico em concentração inferior a 54º GL (cinquenta e quatro graus Gay Lussac).
Como saber se o produto é certificado pela Anvisa?
Você pode verificar se um produto possui certificação da Anvisa de duas maneiras:
1. Consulta online:
- Acesse o portal: https://consultas.anvisa.gov.br/.
- Utilize a ferramenta de consulta de produtos.
- Insira o nome do produto, número do registro ou processo de regularização.
- O sistema informará se o produto está regularizado.
2. Verificando a embalagem:
- Procure o selo de certificação na embalagem do produto.
- O selo deve conter o número de registro do produto.
- Caso não encontre o selo, ou tenha dúvidas sobre a autenticidade do mesmo, entre em contato com a Anvisa.