O desligamento do telejornal tem sido modificado com as tragédias
Jornal Nacional, telejornal de maior sucesso do país, teve sua estreia na Globo em 1969 e desde então é finalizado com o “boa noite” dos comandantes da bancada, com raras exceções. No entanto, nos últimos dias, William Bonner e Renata Vasconcellos tem mudado a forma de “se desligar” e finalizam em silêncio.
É que com a segunda onda do novo Coronavírus assombrando o país, o Brasil tem batido recordes de mortes e para homenagear as vítimas, ao invés de desejar uma boa noite, os âncoras se desligam em silêncio. Inclusive, a Globo justificou que tal mudança é uma forma de demonstrar respeito às vítimas, suas famílias e os profissionais de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
William Bonner utilizou uma das edições do telejornal para justificar aos espectadores o ocorrido e Renata Vasconcellos confirmou que isso se repetirá enquanto o cenário caótico prevalecer.
JUSTIFICOU MUDANÇA CRUEL
“Esse momento de homenagem foi se repetindo de tempos em tempos, você foi se habituando ao nosso cenário na escuridão, à imagem triste de um pedaço cinzento da bandeira brasileira com o número de vidas perdidas”, explicou o editor-chefe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Isso vai acontecer hoje mais uma vez, mas o marco dessa quarta-feira [17 de março] é diferente. É a primeira vez que o JN termina assim em duas edições seguidas. Ontem [16/3], o Brasil superou a marca de 280 mil vítimas. Em 24 horas, o país ultrapassou o marco simbólico das 285 mil mortes”, lamentou Renata Vasconcellos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Record, Band e Globo: 3 emissoras de TV aberta são atingidas por fim de sinal vital no Brasil após anos
● Teste do sofá, transa no meio do estúdio e abuso: Fora da Globo, chefão revela 3 escândalos de bastidores
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
“É um novo patamar dessa tragédia e um motivo a mais para que todas as autoridades e todos os cidadãos brasileiros façam todo o possível, urgentemente, para frear essa escalada em respeito às famílias de tantos mortos. Em respeito às famílias de tantos mortos. Em respeito à vida de todos”, conscientizou William Bonner.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que tal medida de finalizar o Jornal Nacional em silêncio já era adotada quando alguma grande tragédia acontecia ou um grande nome morria.
RECORDE ATRÁS DE RECORDE
No entanto, agora a triste mudança está cada vez mais comum. Em 15 dias, dez das edições do telejornal terminaram sem o boa noite de William Bonner, Renata Vasconcellos ou até mesmo seus substitutos.
Os internautas, inclusive, notaram a mudança no telejornal e lamentaram o ocorrido. Confira as reações:
Jornal Nacional sem boa noite e sem música é mt arrepiante e triste #JN
— titinha 🍉 (@proudspfcbm) November 3, 2020
Bonner e Renata finalizam o Jornal Nacional sem o tradicional “boa noite”. Mais do que certos, boa pra quem, nessa situação que vive o país?
— Vítor Maionchi Berardo (@vitormberardo) April 9, 2021
O Willian Bonner terminando o jornal nacional sem dar boa noite 🥺🥺
— Junior Silva (@Ejunior998) April 7, 2021
10 meses atrás o Jornal Nacional terminava a edição sem o tradicional boa noite e sem vinheta em respeito aos 10 mil mortos decorrentes de covid.
Hoje morre 10 mil a cada 5-6 dias.
— lucas leo (@lucasleuh) March 18, 2021