Agora, beneficiários do INSS não precisam mais correr para continuar recebendo salário mensal, anunciou William Bonner
Surgiu um novo e importante comunicado aos aposentados do INSS, confirmado por William Bonner no Jornal Nacional. Desta vez, o assunto foi em torno da Prova de Vida e o ponto positivo é que esta não precisa mais ser uma preocupação do auxiliado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As regras foram mudadas em 2022. Desde então, o beneficiário não precisa mais ir às agências para provar que está vivo. Esse papel passou a ser da própria instituição, que busca por informações das pessoas em questão. Agora, a pesquisa de 2024 já está em vigor.
Para quem está receoso de como vem sendo feito o processo, basta manter os documentos atualizados. “O INSS começou a convocar mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas para comprovarem que estão vivos”, disse William Bonner no noticiário da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como é feita a Prova de Vida do INSS?
A instituição busca por dados que possam atestar que o beneficiário ainda está vivo nos últimos 10 meses. Agora, eles são encontrados de diferentes formas para facilitar o processo de continuidade. Veja:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Vacinas na rede pública;
- Acessou o aplicativo Meu INSS com o cadastro nível ouro no site Gov.br;
- Contratou empréstimo consignado com uso de biometria;
- Foi atendido no SUS.
Se não houver Prova de Vida, o salário é cortado pelo INSS?
Além dos registros anteriores, outras buscas são feitas. A instituição também faz ligações através do 135 – sem exigir nenhum dinheiro – e até visitas. Se nada for encontrado, o salário pode ser suspenso dentro do período de 60 dias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE