“Vai aposentar”: A nova lei de Lula com fim de documento mais popular após 41 anos cravada no Jornal Nacional

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

28/06/2024 10h33

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo do Jornal Nacional, mulher chocada e documentos picados (Fotos: Reproduções / Globo / Canva)

Jornal Nacional falou sobre o fim de documento mais utilizado pelos brasileiros há 41 anos e quem será o substituto

No dia 03 de março de 2023, Hélter Duarte paralisou o Jornal Nacional, da Globo, com uma nova lei do Governo de Lula. A medida, aprovada no dia 11 de janeiro do ano passado, trará o fim do documento mais popular após 41 anos. Nesta sexta-feira, 28, iremos detalhar quais são as mudanças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o Jornal Nacional, o apresentador atualizou as informações sobre a nova carteira de identidade nacional, conhecida como NIS.

A principado mudança do CIN será a substituição do RG, que surgiu no ano de 1983, pelo CPF, que será o único número de identificação do cidadão. O objetivo da mudança é reduzir fraudes e trazer mais segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano passado, a legislação definiu prazo de 12 meses para que os estados se preparassem para a mudança. Mas, os RGs antigos deverão ser substituídos até fevereiro de 2032 pela CIN.

Em março do ano passado, o Governo de Lula decidiu prorrogar o prazo para estados emitirem nova carteira de identidade nacional, segundo Hélter Duarte.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A reportagem mostrou como será a nova identidade. “Essa é a carteira de identidade nacional, ou CIN, ela vai aposentar os velhos RGs, que são estaduais”, disse o repórter.

Mesmo com a medida, alguns estados já estão emitindo as novas carteiras de identidade, como o Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Distrito Federal e mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a reportagem da Globo, a princípio, o prazo para a nova emissão do documento terminaria em no dia 6 de março de 2023. Porém, 18 estados ainda não se adaptaram.

Hélter Duarte no Jornal Nacional (Foto: Reprodução / Globo)
Hélter Duarte no Jornal Nacional (Foto: Reprodução / Globo)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Não haverá custo para a emissão da primeira via ou remissão da nova carteira de identidade e os brasileiros possuem até o dia 23 de fevereiro de 2032 para mudar o documento, de acordo com a Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os documentos que receberão o CPF são:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de óbito;
  • Documento Nacional de Identificação (DNI);
  • Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
  • Número do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); Cartão Nacional de Saúde;
  • Título de eleitor; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Número da Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Certificado militar.
Nova carteira de identidade (Foto: Reprodução / Globo)
Nova carteira de identidade (Foto: Reprodução / Globo)
Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é o horário do Jornal Nacional na Globo?

O Jornal Nacional tornou-se um dos principais programas da Globo desde a sua estreia, que ocorreu no dia um de setembro de 1969.

Atualmente, o telejornal inicia às 20h30, segundo o portal oficial da emissora. Mas, o horário pode sofrer mudanças dependendo da programação, como os jogos às quartas-feiras.

Logo do Jornal Nacional na Globo (Imagem Reprodução Internet)
Logo do Jornal Nacional (Foto: Reprodução / GloboPlay)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.