MUDANÇA!

“Vai aposentar”: A nova lei de Lula com fim de documento mais popular após 41 anos cravada no Jornal Nacional

28/06/2024 às 10h33

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Logo do Jornal Nacional, mulher chocada e documentos picados (Fotos: Reproduções / Globo / Canva)

Jornal Nacional falou sobre o fim de documento mais utilizado pelos brasileiros há 41 anos e quem será o substituto

No dia 03 de março de 2023, Hélter Duarte paralisou o Jornal Nacional, da Globo, com uma nova lei do Governo de Lula. A medida, aprovada no dia 11 de janeiro do ano passado, trará o fim do documento mais popular após 41 anos. Nesta sexta-feira, 28, iremos detalhar quais são as mudanças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o Jornal Nacional, o apresentador atualizou as informações sobre a nova carteira de identidade nacional, conhecida como NIS.

A principado mudança do CIN será a substituição do RG, que surgiu no ano de 1983, pelo CPF, que será o único número de identificação do cidadão. O objetivo da mudança é reduzir fraudes e trazer mais segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano passado, a legislação definiu prazo de 12 meses para que os estados se preparassem para a mudança. Mas, os RGs antigos deverão ser substituídos até fevereiro de 2032 pela CIN.

Em março do ano passado, o Governo de Lula decidiu prorrogar o prazo para estados emitirem nova carteira de identidade nacional, segundo Hélter Duarte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A reportagem mostrou como será a nova identidade. “Essa é a carteira de identidade nacional, ou CIN, ela vai aposentar os velhos RGs, que são estaduais”, disse o repórter.

Mesmo com a medida, alguns estados já estão emitindo as novas carteiras de identidade, como o Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Distrito Federal e mais.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a reportagem da Globo, a princípio, o prazo para a nova emissão do documento terminaria em no dia 6 de março de 2023. Porém, 18 estados ainda não se adaptaram.

Hélter Duarte no Jornal Nacional (Foto: Reprodução / Globo)
Hélter Duarte no Jornal Nacional (Foto: Reprodução / Globo)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Não haverá custo para a emissão da primeira via ou remissão da nova carteira de identidade e os brasileiros possuem até o dia 23 de fevereiro de 2032 para mudar o documento, de acordo com a Globo.

Os documentos que receberão o CPF são:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de óbito;
  • Documento Nacional de Identificação (DNI);
  • Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
  • Número do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); Cartão Nacional de Saúde;
  • Título de eleitor; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Número da Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Certificado militar.
Nova carteira de identidade (Foto: Reprodução / Globo)
Nova carteira de identidade (Foto: Reprodução / Globo)
Thumbnail Video Youtube

Qual é o horário do Jornal Nacional na Globo?

O Jornal Nacional tornou-se um dos principais programas da Globo desde a sua estreia, que ocorreu no dia um de setembro de 1969.

Atualmente, o telejornal inicia às 20h30, segundo o portal oficial da emissora. Mas, o horário pode sofrer mudanças dependendo da programação, como os jogos às quartas-feiras.

Logo do Jornal Nacional na Globo (Imagem Reprodução Internet)
Logo do Jornal Nacional (Foto: Reprodução / GloboPlay)

âncora do jornal nacional
documento rg

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.