Jornal Nacional falou sobre o fim de documento mais utilizado pelos brasileiros há 41 anos e quem será o substituto
No dia 03 de março de 2023, Hélter Duarte paralisou o Jornal Nacional, da Globo, com uma nova lei do Governo de Lula. A medida, aprovada no dia 11 de janeiro do ano passado, trará o fim do documento mais popular após 41 anos. Nesta sexta-feira, 28, iremos detalhar quais são as mudanças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o Jornal Nacional, o apresentador atualizou as informações sobre a nova carteira de identidade nacional, conhecida como NIS.
A principado mudança do CIN será a substituição do RG, que surgiu no ano de 1983, pelo CPF, que será o único número de identificação do cidadão. O objetivo da mudança é reduzir fraudes e trazer mais segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano passado, a legislação definiu prazo de 12 meses para que os estados se preparassem para a mudança. Mas, os RGs antigos deverão ser substituídos até fevereiro de 2032 pela CIN.
Em março do ano passado, o Governo de Lula decidiu prorrogar o prazo para estados emitirem nova carteira de identidade nacional, segundo Hélter Duarte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reportagem mostrou como será a nova identidade. “Essa é a carteira de identidade nacional, ou CIN, ela vai aposentar os velhos RGs, que são estaduais”, disse o repórter.
Mesmo com a medida, alguns estados já estão emitindo as novas carteiras de identidade, como o Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Distrito Federal e mais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
● Nova lei de trânsito anuncia mudança histórica nos semáforos e atinge em cheio idosos 60+ no Brasil
De acordo com a reportagem da Globo, a princípio, o prazo para a nova emissão do documento terminaria em no dia 6 de março de 2023. Porém, 18 estados ainda não se adaptaram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Não haverá custo para a emissão da primeira via ou remissão da nova carteira de identidade e os brasileiros possuem até o dia 23 de fevereiro de 2032 para mudar o documento, de acordo com a Globo.
Os documentos que receberão o CPF são:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Certidão de óbito;
- Documento Nacional de Identificação (DNI);
- Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
- Número do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); Cartão Nacional de Saúde;
- Título de eleitor; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Número da Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Certificado militar.
Qual é o horário do Jornal Nacional na Globo?
O Jornal Nacional tornou-se um dos principais programas da Globo desde a sua estreia, que ocorreu no dia um de setembro de 1969.
Atualmente, o telejornal inicia às 20h30, segundo o portal oficial da emissora. Mas, o horário pode sofrer mudanças dependendo da programação, como os jogos às quartas-feiras.