A emissora carioca quer reforçar os seus programas de jornalismo e estaria cogitando um pacote de novidades para os dois principais noticiários da grade
Dois dos programas jornalísticos mais tradicionais da Globo, o Jornal Nacional e o Fantástico continuam inquestionáveis na concorrida grade da emissora carioca. No entanto, ambos vêm alcançando recordes negativos de audiência desde a crise causada pela pandemia e estariam no alvo da alta cúpula da empresa.
Mesmo com a chegada de Maju, o Show da Vida está longe de registrar os números que marcava com frequência na década passada. Já o JN, mesmo com duas das maiores estrelas do jornalismo: William Bonner e Renata Vasconcellos, também enfrenta um certo desgaste no horário nobre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Flávio Ricco, colunista do Portal R7, algumas mudanças estão sendo discutidas ou já até estão em curso para o ano de 2023. O objetivo seria deixar o jornalismo e o entretenimento ainda mais competitivo, cogitando até mudanças no Jornal Nacional.
Não se sabe se as supostas mudanças envolveriam o time de âncoras do folhetim, mas também há a possibilidade de inovações editoriais serem implementadas no programa. Ao longo dos anos, o JN deixou de dar grandes furos jornalísticos e se tornou mais um noticiário “comum” na Globo- o que explicaria a queda de interesse do público.
Para se ter uma ideia da perda de público do JN, em 2021, de acordo com dados do ibope, o Jornal Nacional teve uma média anual de 24,4 pontos, bem longe da média de 36,4 pontos que o noticiário alcançou em 2006- último ano que o folhetim cresceu em audiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos primeiros 4 meses de 2022, um novo recorde negativo foi registrado, apenas 21,4 pontos.
Os números ainda são o suficiente para manter a atração de William Bonner e Renata Vasconcellos na liderança, mas até quando?
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
● Globo, Record e Band atingidas: Fim de sinal vital das 3 emissoras de TV aberta é confirmado para 2025
● Âncora da Globo vai aos prantos ao vivo, abandona jornal e vai parar em hospital às pressas: “Eu vou sair”
FANTÁSTICO VIVE A MESMA CRISE
Já aos finais de semana, o incômodo da Globo se repete com o Fantástico, que completa 50 anos anos em agosto e também tem uma leva de mudanças já planejadas segundo Flávio Ricco.
Registrando uma debandada nas médias anuais de audiência por 2 anos consecutivos, muito se fala em uma reformulação editorial no Show da Vida, mas recentemente, o nome de César Tralli passou a ganhar força como um dos cotados para apresentar o dominical ao lado de Maju Coutinho.
Seria o atual âncora do JH a solução dos problemas da revista eletrônica? Resta aguardamos até agosto para uma resposta definitiva.