GUERRA SEM FIM
Jornal Nacional e Jornal da Record se digladiaram simultaneamente com denúncias, ataques e baixaria
30/09/2022 às 1h42
Globo e Record usaram o Jornal Nacional e o Jornal da Record para trocarem acusações graves
A Globo e a Record são duas das maiores emissoras do Brasil, mas que possuem ideais bastante diferentes. Além de brigarem por audiência, os canais também ao longo dos últimos anos travaram uma série de troca de acusações e usam seus principais telejornais – Jornal Nacional e o Jornal da Record – para expor denúncias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2009, por exemplo, a Globo divulgou no Jornal Nacional uma reportagem sobre as investigações do Ministério Público contra a cúpula da Igreja Universal, liderada por Edir Macedo, o dono da Record. Até mesmo imagens do bispo datadas 1995 ensinando os pastores a convencer os fiéis a pedir dinheiro foram exibidas na emissora.
A Record, por sua vez, não deixou essa situação passar batido. Como resposta, o canal usou o Jornal da Record para divulgar matérias que acusavam a Globo de fazer uma cobertura que não passa de um “ataque direto e desesperado” de quem tem medo de perder “o monopólio dos meios de comunicação no Brasil”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a emissora acusou “a família Marinho de usar a televisão para seu jogo de interesses” e afirmou que eles ganharam poder durante a ditadura militar. Contudo, aquela não foi a única vez que as duas emissoras se atacaram e usaram o Jornal Nacional e o Jornal da Record na frente de batalha. A cena se repetiu no ano de 2020.
Naquele ano, a emissora de Edir Macedo decidiu declarar uma verdadeira guerra contra a emissora rival. Celso Freitas, âncora do Jornal da Record, expôs durante oito dias seguidos uma série de reportagens tecendo uma série de acusações contra a Globo e seus donos. Foi 71 minutos dedicados justamente para exposição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atitude da emissora se deu por conta de uma reportagem exibida no Jornal Nacional – comandado por Renata Vasconcellos e William Bonner – onde tratava justamente sobre um suposto esquema de lavagem de dinheiro do qual a Igreja Universal do Reino de Deus, liderada pelos bispos do canal, teria sido envolvida.
Como resposta, a Record exibiu no Jornal da Record acusações contra da Globo de sonegação fiscal, suposto envolvimento com corrupção no futebol, um certo ‘pacto com Sergio Cabral’ para transmissão dos Jogos Olímpicos de 2016, imóveis de luxo que estariam em situação irregular e negócios com doleiros.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Dono da RedeTV!, Marcelo de Carvalho revela aptidão artística desde a infância
● Estrela da Globo ressurge pedindo por trabalho após entregar quarto do c# e do pó no canal: “Assumiu tudo”
● Band toma decisão sobre o Jogo Aberto após saída de Denílson e desfecho chega com veredito de Renata Fan
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]