Aline Midlej paralisa Jornal Nacional com nova medida da Anatel que atinge operadoras de celulares e milhares de brasileiros com suspensão de serviço
Como de costume, Renata Vasconcellos e William Bonner não comandaram o Jornal Nacional do último sábado, 31. No fim de semana, âncoras da Globo fazem o revezamento na bancada e os escolhidos da vez foram Aline Midlej e Roberto Kovalick.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o telejornal, Aline Midlej confirmou uma nova lei, que está em vigor, na Anatel e traz a suspensão de um serviço vital e atingiu em cheio as operadoras, como Vivo, Claro e TIM.
Em suma, durante o telejornal, a apresentadora da Globo atualizou as informações sobre o bloqueio da rede social X, antigo Twitter, no Brasil. A medida está em vigor desde o último sábado, 31.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Às cinco horas da tarde, a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, informou que as mais de vinte mil operadoras de telecomunicações do país foram notificadas da decisão de suspender a rede social X”, disse a âncora.
Carlos Baigorri, presidente da Anatel, reforçou que algumas operadoras, principalmente as de menor porte, podem precisar de ajuda com procedimentos técnicos para bloquear a rede social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, mesmo com as ajudas técnicas, a Anatel garantiu que a rede social estaria fora do ar para a maioria dos brasileiros.
“Se a gente parar para pensar que a principal forma de acesso ao X é pelo celular, mais de 96% dos usuários brasileiros, dos celulares brasileiros não estão acessando o X. Então, o efeito prático foi alcançado”, disse Carlos Baigorri.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, o presidente da Anatel ressaltou que o órgão irá realizar o acompanhamento ao longo da semana para garantir que a decisão tenha sido cumprida na sua inteireza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Na última sexta-feira, 30, o ministro do supremo mandou suspender a rede social X em todo o país, após a empresa se recusar a cumprir a ordem judicial de indicar um representante legal no Brasil.
Os usuários da plataforma também não poderão acessá-las através da VPN, rede virtual privada. A justiça fixou uma multa de 50 mil reais para quem tentar acessar o X usando a rede.
No dia dezessete de agosto, a rede social X anunciou que fecharia o escritório no Brasil. Pouco tempo depois, a Justiça pediu para que a empresa indicasse, em um dia, um novo representante legal. A regra é uma exigência da legislação brasileira para empresas estrangeiras.
Porém, Elon Musk descumpriu o pedido e é alvo de uma multa de 18 milhões de reais por descumprimento de ordens judiciais.
A rede social X continuará bloqueada até que a empresa cumpra todas as ordens judiciais, pague as multas e indique um representante no Brasil, de acordo com informações do Jornal Nacional.
Qual é o horário do Jornal Nacional na Globo?
O Jornal Nacional tornou-se um dos principais programas da Globo desde a sua estreia, que ocorreu no dia um de setembro de 1969.
Atualmente, o telejornal inicia às 20h30, segundo o portal oficial da emissora. Mas, o horário pode sofrer mudanças dependendo da programação, como os jogos às quartas-feiras.