William Bonner e Renata Vasconcellos vivem a pior fase do “Jornal Nacional” na Globo, com números nunca vistos na história do noticiário
O “Jornal Nacional” registrou em 2021 a pior audiência de sua história. De acordo com a coluna de Ricardo Feltrin, do Splash, o telejornal apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos conseguiu desbancar até mesmo os péssimos números que fez em 2015, em comparação aos últimos 20 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O noticiário, segundo a empresa Kantar Ibope Media, que faz a medição dos números de audiência no Brasil, registrou 24,4 pontos de média e 37,7% de “share” (TVs ligadas) na medição nacional, que é chamada de PNT, ou Painel Nacional de Televisão.
Em 2015, o “Jornal Nacional” marcou 24,7 pontos e 39,7% de “share” (que é cerca de 4 em cada 10 aparelhos de TV ligados no Brasil). Em 2001, o telejornal fechou o ano com 38,5 pontos e 63,3% de share. Seu recorde foi em 2004, com 41,9 e 67,1%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos esses números levantados por Ricardo Feltrin são medidos nas 15 maiores regiões metropolitanas do Brasil e cada ponte é equivalente a 270 mil domicílios.
VÁRIOS CULPADOS
Existem vários fatores que podem levar a Globo e o principal noticiário do Brasil a números mais baixos que os habituais. A explosão de serviços de streaming no país, o uso desenfreado das redes sociais e ofertas de produtos na internet e no circuito fechado de televisão são algumas das preferências do público atualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que pode confortar a emissora carioca no momento é que o segundo lugar atrás do “Jornal Nacional” ainda está bem distante. O “Jornal da Record” marca 9,7 pontos e 15% de “share”, mas nunca esteve tão próximo do concorrente em sua história.
RECORDE NEGATIVO
De acordo com o Notícias da TV, o “Jornal Nacional” marcou a pior audiência de uma quinta-feira no dia 9 de dezembro. Exibido mais cedo por causa do futebol, o noticiário fechou com 20,4 pontos. Por outro lado, foi também em uma quinta que o telejornal de William Bonner conseguiu a melhor audiência do ano: 32,9 pontos, em 18 de março.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE