“Jornal Nacional” sofrerá mudanças radicais e passará por uma de suas maiores transformações
16/04/2015 às 11h25
Nas próximas semanas, o “Jornal Nacional” passará por uma de suas maiores transformações, isso se não for a maior de todas. Passando por um momento de baixa audiência por causa da novela das nove, o principal telejornal do país ganhará novo cenário e ficará mais informal, mais conversado, e terá a primeira moça do tempo negra de seus 45 anos de história. A parte dedicada as previsões atmosféricas, hoje gravado por volta das 16h, será feita ao vivo, com interações entre William Bonner e Renata Vasconcelos e a moça do tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Maria Júlia Coutinho, que vem fazendo sucesso nos matinais “Hora Um” e no “Bom Dia Brasil” por causa da informalidade, está gravando testes nesta semana. A Globo ainda não confirma, mas ela já foi escolhida para ser a substituta de Michelle Loreto, que será deslocada para a reportagem. Nesta quarta-feira (15), Maria Júlia foi testada ao vivo no “Jornal Hoje”. Até hoje, a jornalista só apareceu como moça do tempo do “JN” em plantões de final de semana.
As mudanças estão sendo preparadas a toque de caixa e mantidas dentro do maior sigilo. Pouca gente dentro da Globo sabe do novo cenário, por exemplo. Como o TV Foco já antecipou, William Bonner e Renata Vasconcellos não ficarão apenas na bancada, em enquadramentos fixos. Bonner, principalmente, deverá circular pelo novo cenário, apresentando gráficos e operando telões, como já ocorre no “Jornal Hoje” e no “Jornal da Globo”, que acabam de ganhar prêmio internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As novidades devem ter início a partir do dia 27, depois do aniversário de 50 anos da Globo. Seguem tendências apontadas em pesquisas. De acordo com sondagens feitas pela emissora, os telespectadores pedem um jornalismo mais arrojado. O departamento jornalístico da Globo também sonha produzir um “JN” menos dependente do “sanduíche” novela das sete-telejornal-novela das nove, onde o “Jornal Nacional” fica “refém” da boa audiência das duas tramas.
Com a crise de audiência de “Babilônia”, o “JN” atravessa um de seus piores momentos. Sua audiência na Grande São Paulo está na casa dos 23 pontos. Há dez anos o número chegava perto dos 40.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Procurada, a Globo afirmou que “o Jornal Nacional sempre passou por transformações ao longo de sua história” e que “esta será apenas mais uma”. A emissora não comentou as mudanças “em desenvolvimento”.
As informações são do jornalista Daniel Castro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Luto: Cantor Agnaldo Rayol morre em SP aos 86 anos
● Agora: Filho de Maguila detona parentes em velório e defende madrasta: “Ela quem aguentava”
● Luto: Corpo de Maguila deve ser sepultado sem o cérebro e motivo chocante vem à tona
Autor(a):
Vitor
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.