O jornalista da Globo, José Roberto Burnier, está se preparando para retornar ao trabalho após lutar contra um câncer na língua. Recuperado, ele anunciou sua data de estreia
José Roberto Burnier é um dos jornalistas mais gabaritados da televisão brasileira. Responsável por grandes coberturas, Burnier precisou se afastar do trabalho para cuidar de sua saúde. Há cinco meses o jornalista tirou licença do Em Ponto, telejornal da Globo News, para realizar um tratamento contra câncer na língua.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após muitas sessões de quimioterapia e radioterapia, Burnier anunciou que já tem data para retornar ao trabalho: 6 de janeiro. Em entrevista ao G1, o jornalista falou sobre sua luta conta o câncer e a vontade de retornar ao comando do telejornal. “Estou louco para voltar ao jornal. E aviso todo mundo que vou voltar em breve, dia 6 de janeiro. Estou com muita vontade de trabalhar”, disse Burnier.
Com anos de carreira, Burnier já acompanhou diversos casos de câncer, afirmando que isso serviu como combustível para ele mentalizar coisas positivas e acreditar no sucesso do tratamento. “Está aí uma coisa: minha experiência de cobrir tanto isso ajudou muito. Eu não fiquei pensando em morte em momento nenhum. Eu não li nada, eu não procurei nada na internet sobre o meu tumor”, disse o jornalista.
Burnier recebeu o diagnóstico através do Dr. Luiz Paulo Kowalski e focou em descobrir qual a forma de lidar com o câncer, sem perder tempo. “Quando recebi a notícia do Kowalski no telefone, é claro que você tem um impacto. Mas primeira coisa que perguntei: qual o próximo passo? Quero começar o tratamento ontem”, revelou. A relação com a equipe do hospital foi muito transparente, revelou o jornalista da Globo: “Eu falei: ‘Gente, eu sei como essa coisa funciona. Então me digam tudo porque isso vai me ajudar’. Saber a verdade sobre a doença e, principalmente, sobre o tratamento, me ajudou muito”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O tratamento não foi fácil e Burnier precisou de muita força para conseguir enfrentar essa batalha. “Era uma agonia por dia. Sempre me concentrava na próxima agonia. Comecei a engasgar muito, porque a garganta estava sendo bombardeada pela rádio. Engasgava com qualquer gole de água. Enjoos frequentes, vômitos”, revelou o jornalista.
Agora, se recuperando bem, Burnier está pronto para retornar ao trabalho na Globo News. “Foi sem dúvidas o maior desafio da minha vida suportar o tratamento”, disse. “Uma das coisas mais importantes do tratamento do câncer é você ser abraçado. É perceber que você não está sozinho”, acrescentou o jornalista.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE